Publicado em: 16/10/2024 às 11:35hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras, atualizando o desenvolvimento do milho da safra de verão 2024/25. Segundo o relatório, até o dia 13 de outubro, o plantio da primeira safra avançou para 28,8%, uma ligeira alta em relação aos 25,9% da semana anterior, mas abaixo dos 30,4% registrados no mesmo período da safra 2023/24.
Os estados mais adiantados na semeadura de milho de verão são Paraná (85%), Rio Grande do Sul (75%), Santa Catarina (69,8%), Minas Gerais (2%) e São Paulo (1%). No entanto, o ritmo de plantio foi prejudicado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente na região do Planalto Superior.
"A realização dos tratos culturais segue em andamento, com foco no controle de plantas daninhas e aplicação de fertilizantes nitrogenados. Observa-se que a incidência de cigarrinhas é menor em comparação com a safra passada", destacou a Conab no relatório.
Em Santa Catarina, as chuvas também reduziram o ritmo do plantio, enquanto no Paraná, as precipitações favoreceram o desenvolvimento das lavouras, melhorando os níveis de umidade do solo.
Os técnicos da Conab informaram que, até o momento, 18,7% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 77,7% em desenvolvimento vegetativo e 3,3% já em floração.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias