Fruticultura e Horticultura

Feiras são destaque em Semana do Alimento Orgânico em São Paulo

Nesta sexta, dia 20, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança a Semana do Alimento Orgânico com atividades previstas para todo o país. Em São Paulo, estão programadas atividades relacionadas às feiras de produtos orgânicos


Publicado em: 20/05/2022 às 13:50hs

Feiras são destaque em Semana do Alimento Orgânico em São Paulo

A primeira acontece neste sábado, dia 21, na feira do Ibirapuera. A ecochef Adriana Vernacci e a nutricionista Laura Rosella farão a oficina kids “Circuito do alimento: bom, limpo e justo” a partir das 10h, com entrada livre. Adriana é especialista em ecogastronomia e comida afetiva. Laura é formada pela Universidade de São Paulo (USP), com extensão em gastronomia saudável.

No dia 28, no mesmo local e horário, acontece uma oficina de contação de histórias. As facilitadoras Jaqueline Vicente e Isadora Retz vão empolgar as crianças com uma roda de histórias baseada na fábula “A lição do rato”. Em seguida, a agricultora orgânica biodinâmica Ana Zilda Rodrigues participa de uma roda de conversa sobre “Saberes e sabores de uma agricultura orgânica-biodinâmica”.

Os dois eventos são promovidos pela Feira Orgânica do Ibirapuera, pela Associação de Feirantes e Produtores Orgânicos e Agroecológicos de São Paulo (Afeagro) e pela Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo (CPOrg-SP), vinculada ao Mapa.

COMO CRIAR UMA FEIRA?

No dia 23, às 15h, será promovida a live “Criação e gestão de feiras orgânicas”, com palestra do auditor fiscal federal agropecuário Marcelo Laurino, da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), órgão que representa o ministério no Estado. A conversa vai orientar os interessados sobre a criação de novas feiras orgânicas, detalhes da organização e manutenção desses eventos, bem como as especificações legais que envolvem o enquadramento técnico do espaço como orgânico.

Também participam Rafael Arantes, coordenador do Programa de Consumo Sustentável do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e o engenheiro agrônomo e educador ambiental Paulo Marco de Campos Gonçalves. A transmissão será pelo canal do YouTube da CPOrg-SP.

A promoção é da Superintendência, por meio da CPOrg-SP e da Comissão de Educação Sanitária (CES) de São Paulo.

PALESTRA

Nos dias 28 e 29 de maio, às 9h, a empresária e escritora Conceição Trucom fará palestras durante a feira do produtor orgânico da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) no Parque da Água Branca, em São Paulo. No sábado o tema será “Orgânicos e a saúde plural da criança (de todas as idades)” e no domingo, “Orgânicos, gestação e amamentação”. A entrada é gratuita.

Fonte: Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo – SFA-SP

◄ Leia outras notícias