Publicado em: 13/10/2025 às 07:00hs
A HM.CLAUSE realizou de 23 a 26 de setembro a 5ª edição do Experience Day em sua Estação de Pesquisa e Desenvolvimento, em Mossoró (RN). O evento contou com a participação de cerca de 50 produtores, distribuidores e parceiros comerciais, consolidando-se como referência no setor e destacando o semiárido potiguar como região estratégica para a fruticultura de exportação.
Durante os quatro dias, a empresa apresentou novas variedades de melão e melancia desenvolvidas especialmente para atender ao mercado internacional, com foco em:
Entre os destaques, estiveram:
“Nossos materiais foram testados em condições reais de campo, garantindo qualidade e adequação às exigências de exportação”, afirma Gilney Moura, gerente de vendas da HM.CLAUSE Brasil.
O evento também destacou tendências internacionais, como a valorização das minimelancias no mercado europeu, que buscam frutas menores e de consumo prático. No melão, variedades como o tipo Gália, com resistência à mosca-minadora e frutos menores, foram desenvolvidas para melhor aceitação no exterior.
“O Experience Day nos permite antecipar demandas e oferecer genética alinhada às tendências globais”, comenta Moura.
O formato do evento, com visitas personalizadas e em pequenos grupos, possibilitou aos participantes:
“Ver os materiais em teste é fundamental para escolher produtos que atendam aos nossos clientes e identificar novidades interessantes para o negócio”, diz Antônio Ricardo Queiroz Peixoto, da CY Matsumoto.
Segundo o IBGE, em 2024 o Rio Grande do Norte produziu:
Mossoró se mantém como principal região produtora, reforçando o protagonismo do semiárido potiguar nas exportações brasileiras.
Para Moura, o Experience Day fortalece o relacionamento entre empresa, produtores e distribuidores:
“O evento é cada vez mais consolidado. Os clientes percebem o valor de acompanhar de perto a evolução genética e tecnológica da HM.CLAUSE”, conclui.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias