Fruticultura e Horticultura

Argentina adota medidas contra o HLB

Doença afeta todas as plantas cítricas e algumas plantas ornamentais


Publicado em: 09/09/2021 às 16:40hs

Argentina adota medidas contra o HLB

A Huanglongbing (HLB) é uma praga cítrica causada principalmente pela bactéria Candidatus liberibacter asiáticus, embora existam outras formas da bactéria que também causam a doença, que afeta todas as plantas cítricas e algumas plantas ornamentais como a murta, murraya ou jasmim árabe (Murraya paniculata).

A doença é transmitida por meio do uso de material de propagação infectado (brotos ou partes de plantas) e por um inseto vetor denominado Diaphorina citri que, ao se alimentar de uma planta com HLB, é capaz de adquirir a bactéria e transmiti-la a outras pessoas sãs. plantas quando se alimenta delas.

Para proteger a citricultura nacional argentina, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) coordena e executa o Programa Nacional de Prevenção do HLB (PNPHLB), criado pela Lei 26.888 com o objetivo de prevenir a introdução e disseminação do HLB no território nacional.

As detecções de plantas positivas para HLB no país começaram em junho de 2012 em áreas de fronteira com o Brasil, especificamente no Departamento de Gral. Belgrano e municípios de Colonia Aurora e El Soberbio, província de Misiones, em plantas cítricas localizadas em condição de quintal (interior da casa ). Até o momento, foram detectados focos da doença nas províncias de Misiones, Formosa, Chaco , Santiago del Estero, Corrientes e Entre Ríos .

Para evitar sua dispersão, as ações de monitoramento realizadas pelo Programa em todas as áreas de citricultura do país permitiram ao Senasa categorizar o território nacional de acordo com as detecções de HLB e / ou seu vetor em: áreas em quarentena, áreas livres de HLB com a presença do inseto vetor, áreas livres do HLB sem a presença do inseto vetor e áreas protegidas do HLB.

Como saber se uma fruta cítrica está infectada?

Os sintomas do HLB podem ser vistos tanto nas folhas quanto nos frutos . Depois que uma planta adoece, não há alternativa que permita restaurar sua saúde, então ela morre inevitavelmente.

Sintomas da folha

Mancha difusa: manchas amarelas são vistas sem um limite definido, que se espalham assimetricamente ao longo da folha (em ambos os lados da nervura central).

Amarelecimento da nervura central e às vezes nas costelas laterais.

Espessamento e textura cortiça nas costelas.

Sintomas em frutas

Amadurecimento invertido e queda prematura: inicia-se na parte mais próxima do caule que o sustenta.

Assimetria: quando o fruto é cortado perpendicularmente, observa-se a coluna central deslocada para um dos lados e os segmentos são de tamanhos diferentes.

Aborto de sementes: pequenas sementes de cor escura são observadas devido à desnutrição.

Coloração alaranjada na zona de inserção mais próxima ao caule que sustenta o fruto.

Engrossamento da casca.

O que fazer se detectarmos esses sintomas?

É fundamental para o cuidado da citricultura que as pessoas possam monitorar seus citrinos e, em caso de algum dos sintomas descritos acima, avisar o Senasa para que tomem as medidas de controle necessárias.

 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias