Café

Acadian firma parceria com Núcleo de Inteligência para impulsionar a produtividade da cafeicultura brasileira

Parceria estratégica visa aumentar a produtividade e fortalecer a inovação no setor cafeeiro nacional


Publicado em: 03/07/2025 às 14:30hs

Acadian firma parceria com Núcleo de Inteligência para impulsionar a produtividade da cafeicultura brasileira
Aliança estratégica com o NIFC

A Acadian Sea Beyond, maior empresa independente do mundo em coleta e extração de algas marinhas, tornou‑se patrocinadora oficial do projeto “A maior de todas as produtividades”, liderado pelo Núcleo de Inteligência para o Fortalecimento da Cafeicultura (NIFC). A iniciativa busca valorizar, modernizar e fortalecer as lavouras de café no país por meio da adoção de boas práticas agrícolas.

Objetivo do projeto

O programa avaliará um mesmo talhão inscrito pelos cafeicultores ao longo de quatro safras, mensurando a produtividade em sistemas irrigado e sequeiro para as variedades arábica e canéfora. Fatores como idade das plantas também serão analisados. Todos os dados serão reunidos em uma plataforma digital para formar o maior e mais padronizado banco de dados da cafeicultura brasileira.

Compromisso com sustentabilidade e inovação

“Com soluções naturais que elevam a produtividade e a rentabilidade de forma sustentável, a Acadian reforça sua missão ao lado do NIFC, contribuindo para levar a cafeicultura nacional a um novo patamar de qualidade”, ressalta Daniel Forlivio, vice‑presidente comercial da empresa na América Latina.

Reconhecimento ao produtor inovador

Para Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian, a iniciativa vai valorizar agricultores que adotam tecnologias e transformar o projeto em um incentivo ao crescimento de todo o setor.

Engajamento do setor

Membro do NIFC, Rodrigo Ticle destaca que a ação é fruto de um trabalho coletivo construído nos últimos anos e cujo sucesso depende do envolvimento de toda a cadeia do café.

Biossoluções de origem marinha

Especializada em bioinsumos, a Acadian desenvolve tecnologias baseadas em Ascophyllum nodosum, alga marinha reconhecida pelo alto potencial bioestimulante. Seus extratos naturais melhoram a saúde do solo e das plantas, otimizam o uso de água e nutrientes e fortalecem as lavouras contra estresses ambientais, impulsionando a produtividade com menor impacto ambiental.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias