Café

Café, agregando valor ao produto e a busca pelo sucesso


Publicado em: 04/06/2010 às 21:33hs

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A produção mundial de café em 2010 deverá ficar por volta de 124 milhões de sacas de 60 quilos, sendo que segundo estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) o Brasil será responsável por 47 milhões (38%) deste total. O país tem participação em 32% das exportações de café no mundo, onde dois terços do total de café produzido no Brasil é exportado.

Tradicionalmente, o café faz parte da cultura brasileira, sendo consumido logo pela manhã, depois do almoço e no café da tarde. O café desperta e anima, dá energia e vitalidade. Estima-se que cerca de 97% dos brasileiros acima dos 15 anos consomem ao menos uma xícara diariamente.

Neste contexto de consumo e apreciação pela nobre bebiba, podemos analisar que os consumidores estão cada vez mais dispostos a buscar e consumir produtos visando à qualidade e o prazer que eles podem proporcionar. Muitas pessoas não estão mais se contentando com o tradicional pingado preto, apreciar um bom café deixou de ser um privilégio para poucos. O conhecimento da população sobre cafés gourmet ainda é baixo, mas o brasileiro já consegue distinguir um bom café.

Café Gourmet é sinônimo de Oportunidade no Mercado Externo

O Café Gourmet é um produto com alto valor agregado e com pouco reconhecimento no Brasil, já que o hábito da maioria dos brasileiros ainda não é consumir um café com características gustativas apuradas, apesar deste conceito estar mudando gradativamente.

Em uma análise feita pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o Café Gourmet vem crescendo de forma significativa em seu volume de exportações de forma a aumentar o seu crescimento em 15% a 20% da sua produção ao ano, sendo 90% destinada ao mercado externo. Esse dado comprova a grande oportunidade, já que diferentemente da cultura brasileira a cultura internacional existente perante o consumo desse produto é forte e tradicional.

O mercado norte-americano e europeu são referências de consumo desse produto, e admiravelmente, o mercado asiático representado pela explosão de consumo da China. Os chineses que até pouco tempo não demonstravam interesse no consumo de café em seus momentos de prazer e descontração gradualmente trocam o velho chá pelo nosso precioso café.

Além do volume de vendas que representa esse produto, outro fator determinante é que o Café Gourmet possui um alto valor agregado, tanto pela qualidade quanto pela forte cultura positiva que acompanha o marketing de "produto brasileiro", “Coffee from Brazil”.

Uma pergunta que não cala: “Por que só exportar matéria prima sendo que é possível também exportar valor agregado?” Além de adicionar valor monetário, a estratégia de agregar valor ao produto gera emprego e eleva a renda, estimulando o consumo interno do produto. Focar no mercado internacional, essa é uma grande saída para o crescimento da concorrência mundial, afinal é necessário se preocupar com o futuro.

Para maximizar seus lucros o produtor deve ter foco na comercialização internacional de café e na qualidade do produto, sempre em busca de novas oportunidades. Seja eficiente, saia na frente e estreite sua relação com o sucesso: produza com qualidade!

Fernando Peternelli - FJ CONSULTORIA AGRÍCOLA

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Fonte: FJ CONSULTORIA AGRÍCOLA

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