Biológicos e Bioinsumos

Seminário virtual discute políticas públicas para o uso do controle biológico por produtores rurais

Evento com transmissão ao vivo pelo Youtube da Secretaria de Agricultura acontece nesta quinta-feira (02/12) e é realizado em parceria com a Epamig


Publicado em: 01/12/2021 às 16:20hs

Seminário virtual discute políticas públicas para o uso do controle biológico por produtores rurais
Foto: Foto Madelaine Venzon

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realiza o X Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural nesta quinta-feira (02/12), a partir das 9h. O evento, gratuito e totalmente on-line, terá “Controle Biológico” como tema da edição e transmissão ao vivo pelo canal oficial da Seapa no Youtube. 

Para o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa e moderador dos debates, Carlos Bovo, a temática é de grande relevância atualmente. “Principalmente quando pensamos em sustentabilidade na agricultura, redução de custos e uso consciente de defensivos agroquímicos, a utilização de agentes biológicos é um importante aliado na produção de alimentos seguros”, explica.

A pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, também ressalta a importância de informações qualificadas sobre a tecnologia de controle biológico entre agricultores. "As políticas públicas devem contemplar desde o aporte de recursos para a pesquisa, à implantação de programas para adoção das tecnologias já desenvolvidas, treinamentos, incentivos ou subsídios ao produtor usuário", sublinha.

Nesta décima edição, serão discutidos assuntos como Programa Nacional de Bioinsumos, pesquisas aplicadas em Minas Gerais e casos de biofábricas de sucesso no estado. Para isso, participam das palestras e do debate representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa) e da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Seminário de Políticas Públicas

O Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural é uma iniciativa da atual gestão do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com outros órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades privadas do complexo agroindustrial mineiro Os encontros acontecem desde 2019 e, no último ano, ganharam o formato virtual. 

O público-alvo das edições é composto por gestores municipais, agentes públicos estaduais e federais, produtores rurais, entidades representativas do setor privado, pesquisadores e estudantes, entre outros atores da sociedade que tenham interesse nas políticas para o campo. Em média, o evento é realizado com periodicidade bimestral.

Serviço:

X Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural - Controle Biológico

Data: 02/12/2021 (quinta-feira)

Horário: Das 9h às 12h

Transmissão: Canal da Seapa no Youtube

Fonte: SEAPA MG

◄ Leia outras notícias