Aveia, Trigo e Cevada

Mercado brasileiro de trigo fica travado com produtores focados nas lavouras

Os moinhos adotam uma postura retraída e indicam preços que ficam bastante abaixo das pedidas dos primeiros


Publicado em: 15/08/2022 às 11:40hs

Mercado brasileiro de trigo fica travado com produtores focados nas lavouras

A dinâmica de comercialização do trigo no Brasil segue sem grandes alterações nos últimos dias. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, os produtores seguem com as atenções voltadas para o manejo das lavouras da safra nova. Os moinhos adotam uma postura retraída e indicam preços que ficam bastante abaixo das pedidas dos primeiros.

Conab

O plantio de trigo da safra 2022 atingiu 99,1% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados colhidos até 6 de agosto. Na semana anterior, o plantio atingia 98,1%. Em igual período do ano passado, a semeadura atingia 100% da área.

A produção brasileira de trigo em 2022 deverá ficar em 9,16 milhões de toneladas, segundo o 11o levantamento para a safra brasileira de grãos da Conab, contra 7,68 milhões de toneladas do ano anterior. Em julho, a previsão era de 9,03 milhões de toneladas.

Deral

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que 6% das lavouras de trigo estão na fase de maturação. As demais estão em frutificação (28%), floração (31%) e desenvolvimento vegetativo (35%). A área é estimada em 1,171 milhão de hectares, contra 1,226 milhão de hectares em 2021, queda de 4%. Segundo o Deral, 87% das lavouras de trigo apresentam boas condições de desenvolvimento, 11% situação média e 2% estão ruins.

As lavouras de trigo da região de Campo Mourão, no noroeste do Paraná, receberam boas chuvas entre os dias 7 e 9 de agosto. Em entrevista à Agência SAFRAS, o agente técnico do Deral, Paulo Borges, o efeito da ocorrência será melhor observado dentro de alguns dias. O que já se pode dizer é que a precipitação foi favorável. A região vinha de um período prolongado de clima seco, o que não chegou a impactar as lavouras, pois as chuvas vieram na hora certa. Soares considera que a safra ocorre dentro da normalidade. As lavouras dividem-se entre desenvolvimento vegetativo (10%), floração (45%), frutificação (43%) e maturação (2%).

Emater

O plantio do trigo atinge 99% da área no Rio Grande do Sul. Segundo boletim semanal da Emater/RS, na semana passada, os trabalhos chegavam a 98%. Em igual momento do ano passado, eram 100%. A média dos últimos cinco ano para o período é de 100%.

A Agência SAFRAS publicou, na terça-feira, matérias exclusivas sobre a situação da cultura em três importantes regiões produtoras do RS. Juntas, as regionais de Bagé, de Santa Maria e de Soledade da Emater/RS respondem por aproximadamente 25% da área no estado. Na regional de Bagé, o excesso de umidade impede o término do plantio. Em Santa Maria, a área consolidada ficou abaixo da expectativa inicial, devido a chuvas que atrapalharam o manejo e provocaram replantio. Em Soledade, a situação da safra é considerada normal.

Argentina

O plantio de trigo está finalizado na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a superfície é estimada em 6,1 milhões de hectares, uma queda interanual de 9%. Os trabalhos avançaram 0,4 ponto percentual na última semana. Atualmente, 30% das lavouras estão em déficit hídrico, contra 34% na semana passada e 38% em igual momento do ano passado. As lavouras em más condições chegam a 18%, contra 19% na semana passada e 16% um ano atrás.

Fonte: Agência Safras

◄ Leia outras notícias