Publicado em: 05/06/2024 às 13:30hs
No início de maio, a Cargill realizou uma operação logística inédita ao embarcar cerca de 700 toneladas de algodão diretamente em contêineres no Porto de Santos. Pela primeira vez, a empresa optou por transportar o produto em contêineres por via férrea em todo o percurso entre o estado de Mato Grosso e o maior porto da América Latina. Essa iniciativa foi possível graças à colaboração dos operadores ferroviários Brado e MRS, juntamente com a Maersk, como operador multimodal.
A utilização de contêineres e trens nesse transporte proporcionou segurança para a carga, agilidade na entrega e contribuiu para a redução significativa das emissões de CO2, estimadas em aproximadamente 108 toneladas. Ao todo, foram empregados 29 contêineres na operação, cada um com mais de 22 toneladas. Destaca-se que cerca de 30% da carga transportada possui certificação BCI (Better Cotton Initiative - Iniciativa por um Algodão Melhor), um selo que atesta a produção sustentável de algodão.
Fernando Zeferino, gerente Comercial da Cargill, enfatiza que esse método de transporte não apenas otimiza a logística, mas também reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e seu papel na integração entre campo e cidade. Ele ressalta que, em um país de proporções continentais como o Brasil, a logística é um desafio constante, sendo essencial contar com uma variedade de opções para garantir o escoamento eficiente e a gestão responsável dos recursos naturais.
Rondonópolis, cidade de onde a carga partiu, localiza-se a 210 km de Cuiabá e aproximadamente 1.600 km do Porto de Santos, em São Paulo. A cidade ganhou destaque como a "Rainha do Algodão" nos anos 1960, contribuindo para posicionar o Mato Grosso como um dos principais produtores de algodão do país.
A operação, realizada em parceria com a Maersk, Brado e MRS, enviou os 29 contêineres para os portos vietnamitas de Ho Chi Minh e Hai Phong, na Ásia.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias