Biotecnologia

Corteva Agriscience leva ao DINETEC soluções para impulsionar a produtividade e a rentabilidade das lavouras

No evento, produtores rurais podem conhecer as sementes com biotecnologias disponibilizadas pelas marcas da empresa, além do portfólio completo de proteção de cultivos, incluindo soluções biológicas e o tratamento das sementes


Publicado em: 11/01/2024 às 15:30hs

Corteva Agriscience leva ao DINETEC soluções para impulsionar a produtividade e a rentabilidade das lavouras

Com o início do ano, está aberta a temporada de feiras e eventos que levam aos produtores rurais as principais soluções e tecnologias para impulsionar a produtividade e a rentabilidade das lavouras brasileiras. A Corteva Agriscience integra o evento que abre o calendário, o DINETEC - Dia de Negócios e Tecnologias, que acontece até 12 de janeiro, em Canarana, no Mato Grosso. Na 10ª edição do Dia de Campo, considerado o maior do Vale do Araguaia e um dos maiores do Brasil, a empresa apresenta suas principais inovações em sementes, biológicos e proteção de cultivos – da semente até a colheita -, que vem auxiliando os agricultores nos desafios diários da produção agrícola e elevando a produtividade e rentabilidade.

Biotecnologia nas lavouras 

Entre as principais inovações da Corteva está o Sistema Enlist®, que traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Em sua terceira safra, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade de herbicidas, conveniência na aplicação, flexibilidade de uso do herbicida e suas associações além do maior controle na aplicação do Enlist® Colex-D® (com novo 2,4-D sal colina). O Sistema Enlist® é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado ao pilar de Boas Práticas Agrícolas. As sementes Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D®, glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que auxiliam na proteção das principais lagartas na cultura da soja. Na área de campo da Corteva, os visitantes podem ver os diferentes tipos de manejo do Sistema Enlist® para o controle das principais plantas daninhas que dificultam a vida do agricultor e causam grandes perdas na produtividade.

A tecnologia Enlist® está disponível nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva: Cordius®, Pioneer® e Brevant® Sementes. O herbicida Enlist® Colex-D®, que integra o Sistema, oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução de até 90% no potencial de deriva, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Ele traz muito mais flexibilidade e poder para o agricultor escolher como e quando aplicar, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle das invasoras e altas produtividades.

Inovações em cultivares e híbridos

Para apoiar os agricultores, a Corteva conta com três marcas de sementes, em que cada uma oferece um diferencial para ajudar a maximizar a produção de grão do Vale do Araguaia. A Brevant®️ Sementes com o seu robusto portfólio em soja, milho e sorgo, apresenta no evento suas cultivares com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia no controle das principais lagartas que atacam a oleaginosa, permitindo flexibilidade no manejo de plantas daninhas. Outros destaques da marca são os híbridos de milho lançamentos: B2701PWU e B2900PWU. Ambos possuem alto potencial produtivo para abertura de plantio.

A marca líder da Corteva em sementes de milho e sorgo, a Pioneer®, com mais de 50 anos no mercado brasileiro, também está no Dinetec apresentando seu robusto portfólio. Em destaque a marca apresenta aos produtores suas cultivares com a biotecnologia Conkesta E3®, 98R30CE e a nova 97Y70CE. Além disso, para cultivo de segunda safra é apresentado o portfólio completo em híbridos de milho, com o lançamento do P3601PWU. A Pioneer também leva o seu portfólio superior em híbridos de sorgo.

A Cordius®️, que desenvolve e disponibiliza genética de alta performance para quem produz, através dos multiplicadores licenciados, também está no evento. A marca apresenta pela primeira vez suas cultivares Conkesta E3® desenvolvidas para o Cerrado brasileiro e foi a obtentora da biotecnologia Enlist® que mais avançou no desenvolvimento de cultivares no ano de 2023, que serão produzidas nesta safra 2023/24 e estarão disponíveis para os agricultores plantarem para na safra 2024/25 da oleaginosa.

Entre as variedades da Cordius destaque para o Dinetec está a C2740CE com ciclo precoce e tolerância as duas raças de nematóide de Galha, Incógnita e Javanica. Já a C2790CE é tolerante a cisto e tem alto teto produtivo. Ambas as cultivares oferecem tolerância aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja.

Tratamento de Sementes

Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento e levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, a Corteva segue investindo na área de Tratamento de Sementes e leva ao evento o nematicida biológico Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Recentemente, o produto recebeu registro para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho e do nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão. 

Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, que possui foco nas culturas de soja, milho, algodão, sorgo, arroz e feijão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada.

Para as sementes da Pioneer® e da Brevant® Sementes, a Corteva conta com a marca LumiGENTM, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.

Equilíbrio entre os químicos e biológicos

Desde a sua formação, em 2019, a Corteva investe no mercado de biológicos por meio de soluções próprias ou desenvolvidas de forma colaborativa com outras empresas. Entre as iniciativas na área, destaque para as aquisições - concluídas em março de 2023 - da Symborg e da Stoller. O investimento realizado nessas aquisições reforça o compromisso da Corteva em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução com eficácia comprovada.

Hoje, a empresa possui em seu portfólio soluções para nutrição e controle biológico para culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e outras especialidades. Entre ele, os solubilizadores de fósforo OmsugoTM Eco (para cana-de-açúcar) e o OmsugoTM P (para soja), os nematicidas microbiológicos InlayonTM Eco (cana) e InlayonTM (soja e algodão) e o inseticida microbiológico Tezpetix™ Beauve. 

O grande lançamento da Corteva é o Utrisha™ N, fixador biológico de nitrogênio. Aprovado para a cultura de milho, o produto é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida por meio de um modo de ação inédito e inovador... A bactéria presente na formulação do Utrisha™ N, a Methylobacterium symbioticum, tem a capacidade de captar o nitrogênio disponível no ar e o transformar em amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade.

Proteção de Cultivos

Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderem conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções. Os fungicidas, herbicidas e inseticidas têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções:

Viovan®: apresenta controle superior contra ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, promove proteção com maior seletividade à cultura e oferece resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Fungicida líder das últimas aplicações devido ao seu desempenho consistente ao longo dos anos.

Aproach® Premium: fungicida lançamento da Corteva, agregando mais uma opção dentro do seu Manejo Campeão. Solução com três ativos diferentes sendo um multissítio com formulação líquida que facilita a aplicação e reduz problema de fitotoxicidade. Conta com uma dose menor que as outras misturas com multissitio garantindo controle e praticidade ao agricultor.

Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, antracnose e oídio. Mistura única do segmento de carboxamidas garantindo controle com seletividade. 

Os quatro fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM Active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva. 

Paxeo®: herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. Recentemente, o produto recebeu registro para o controle de capim-pé-de-galinha em pré-emergência para soja.

Gapper®: integra uma nova família de herbicidas para dessecação de plantio de milho com a tecnologia RinksorTM active, imbatível no controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga como soja voluntária e leiteiro. Atua sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho.

Expedition®: ferramenta para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva Agriscience, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia nas fases de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias, obtendo registro recente para cigarrinha-do-milho.

Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.

Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual. Recentemente, obteve registro para controle da tripes e rachiplusia na oleaginosa.

Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). 

Fonte: Corteva

◄ Leia outras notícias