Seguro Rural

Wiz Corporate apresenta Seguro Paramétrico inédito para proteção do cacau

Apólice tem subvenção do governo federal e usará informações do Inmet


Publicado em: 23/09/2021 às 07:20hs

Wiz Corporate apresenta Seguro Paramétrico inédito para proteção do cacau

A Wiz Corporate, unidade de negócio da Wiz Soluções (WIZS3), traz o primeiro seguro paramétrico para proteção de cacau no Brasil. Em operação inédita envolvendo iniciativa privada, poder público e produtores, um instrumento de proteção para mitigar riscos no campo, a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia e em face às alterações climáticas, já é realidade no Nordeste. 

“Trata-se de uma revolução de mercado. Nós entendemos as necessidades dos agricultores da região e desenhamos uma apólice de seguro totalmente customizada, levando em conta o clima e os riscos daquela região, a fim de evitar qualquer prejuízo na safra. Os próprios produtores participaram da definição dos parâmetros que permitem o acionamento do seguro, de uma forma completamente personalizada, e o Inmet é quem apresenta os dados meteorológicos para controle. O Seguro Paramétrico coloca o contratante em primeiro lugar, pois se adequa às necessidades reais dele. Temos de oferecer seguros que realmente façam sentido aos produtores e levar uma contribuição ainda mais efetiva para o agronegócio", explica Júlia Guerra, diretora comercial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose da Wiz Corporate. 

A primeira apólice de seguro rural para a produção de cacau do país foi emitida em agosto e o prêmio conta com a subvenção federal de 20%. A cobertura é para a produção de cacau em três fazendas de Ilhéus, no sul da Bahia. Uma área com 140 hectares de extensão. O vínculo inicial está focado na falta ou no excesso de chuvas por dois meses (vence este mês, com direito a renovação automática). O período definido tem correlação com intempéries costumeiro dessa época na região.

O Seguro Paramétrico é um seguro feito sob medida para atender às necessidades específicas do negócio do cliente, protegendo os resultados do negócio de oscilações climáticas, não sendo preciso ocorrer o dano material para sua utilização, comenta Julia Guerra. “Ele pode ser adquirido para diversos cultivos, em qualquer região”, frisa a diretora. 

O projeto só foi possível devido a atuação da Wiz Corporate, empresa especializada na colocação de riscos, que entendeu as necessidades dos agricultores da região e desenhou uma apólice de seguro que abarcasse situações como excesso de chuva, seca e outros fenômenos da natureza, a fim de evitar qualquer prejuízo na safra. "O agronegócio é uma indústria a céu aberto e sofre muito com os riscos climáticos. Então idealizamos uma solução para cobrir o que não tem como prevenir, como o clima, e encontramos uma seguradora no mercado que assumiu o risco e comprou a ideia", explica Júlia.

A Wiz Corporate dispõe de mais de 30 produtos para empresas da construção civil, rural e industrial, e realiza atendimento técnico e customizado a clientes B2B para ajudar no entendimento de riscos e proteção dos negócios contra prejuízos causados por eventualidades e imprevistos. 

Fonte: InPress Porter Novelli

◄ Leia outras notícias