Publicado em: 18/11/2024 às 11:35hs
De 19 a 22 de novembro, Belém (PA) será o palco da segunda edição do Exporta Mais Amazônia, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que visa impulsionar as exportações de produtos amazônicos. Este ano, 15 importadores de 12 países participarão de rodadas de negócios com 33 empresas da região, focando em produtos como castanhas, temperos, geleias, molhos e açaí.
Lançado em 2023, o programa tem o objetivo de promover a exportação de produtos de alto valor agregado e compatíveis com a preservação da floresta amazônica. A primeira edição, realizada em Rio Branco (AC), gerou mais de R$ 50 milhões em negócios. Nesta edição, o evento de Belém busca expandir ainda mais o alcance da produção local, reunindo compradores de países como Índia, China, Suíça, Rússia, Reino Unido, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Peru, Israel, França, Malásia e Polônia.
Além das rodadas de negócios, o programa inclui visitas técnicas a polos produtivos e o evento Diálogos Exporta Mais Amazônia, que acontecerá no dia 22 de novembro, no Sebrae-PA. O encontro contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno, e do governador do Pará, Helder Barbalho (a confirmar). Durante o evento, será lançado um novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Belém, e serão assinados Acordos de Cooperação Técnica entre a ApexBrasil, o Serviço Florestal Brasileiro e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.
Jorge Viana destaca a importância do programa, afirmando que é essencial expandir as exportações na Amazônia, alinhando o desenvolvimento econômico à sustentabilidade da floresta. “Este programa aproxima o empresariado amazônico dos mercados internacionais, oferecendo uma oportunidade para mostrar ao mundo o potencial tanto da floresta quanto dos empresários da região”, afirma Viana.
Durante o evento, os compradores internacionais terão a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo da região. As visitas técnicas, que ocorrerão no dia 19 de novembro, serão divididas em grupos, cada um focado em um setor específico: açaí, temperos e castanha-do-Brasil. Os visitantes também conhecerão a empresa Manioca, que utiliza ingredientes da biodiversidade amazônica, e farão uma imersão na Ilha do Combu.
Essio Lanfredi, responsável pelo EA Norte da ApexBrasil, ressalta que essas visitas oferecem uma experiência completa do setor produtivo da Amazônia, com a oportunidade de vivenciar a floresta, navegar pelos rios e explorar novas possibilidades de negócios.
As rodadas de negócios ocorrerão no dia 21 de novembro, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde importadores e empreendedores da região Norte terão o suporte técnico da ApexBrasil para formalizar parcerias e expandir seus mercados internacionais.
Fonte: Portal do Agronegócio
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