Publicado em: 19/05/2025 às 11:45hs
A partir de segunda-feira, 19 de maio, Xangai sedia a SIAL China 2025, uma das maiores e mais importantes feiras mundiais do setor de alimentos e bebidas. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação brasileira reunirá uma delegação de 53 empresas nacionais no Pavilhão Brasil, que apresentarão a diversidade e qualidade da produção alimentícia do país. O evento ocorre até o dia 21 de maio e é reconhecido por conectar os principais atores do mercado, gerando grandes oportunidades de expansão no mercado asiático.
Das 53 empresas brasileiras participantes, 28 fazem parte dos projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. Essas iniciativas são realizadas em parceria entre ApexBrasil, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com foco na promoção internacional do setor de proteínas animais.
A edição de 2024 da SIAL China contou com mais de cinco mil expositores e aproximadamente 180 mil visitantes. O evento anterior gerou US$ 230 milhões em negócios fechados entre empresas brasileiras e parceiros chineses, tanto durante a feira quanto ao longo dos 12 meses seguintes.
A participação do Brasil inclui uma ampla gama de produtos, que vão desde mel, própolis e açaí até carnes bovinas, suínas e de aves, além de frutos do mar, massas, amendoim, bebidas saudáveis e alcoólicas, smoothies, e alimentos orgânicos. Segundo Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, “essa variedade demonstra a força e competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional, especialmente diante do aumento da demanda chinesa por alimentos de qualidade.”
A China é a segunda maior economia global e principal parceiro comercial do Brasil, sendo destino de exportações como soja, café, frutas, açúcar, carnes bovina e de aves. Em 2024, o comércio bilateral entre os países atingiu quase US$ 160 bilhões, com superávit de US$ 30,7 bilhões para o Brasil. “A presença brasileira na SIAL China 2025 fortalece essa relação estratégica e amplia as oportunidades para pequenas e médias empresas brasileiras no maior mercado consumidor do mundo”, destaca Laudemir Müller.
Missão comercial durante visita oficial do presidente Lula
A participação brasileira na SIAL China encerra uma série de iniciativas da ApexBrasil realizadas durante a visita oficial do presidente Lula à China, iniciada em 12 de maio. A missão começou com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários e resultou em anúncios de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil, abrangendo setores como indústria automotiva, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos.
No dia 14 de maio, a ApexBrasil promoveu o seminário “Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar”, que reuniu entidades setoriais dos dois países. Ainda nessa data, foi inaugurado o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com ABIEC e ABPA, além da assinatura de uma nova parceria com a Luckin Coffee, que passará a ter 34 lojas temáticas do Brasil no país asiático.
No dia 15 de maio, foi realizado em Nanjing o evento “The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes”, com seminário, rodadas de negócios entre 25 empresas brasileiras e 30 chinesas, e um jantar de gala. O objetivo foi lançar uma nova estratégia de promoção da carne bovina brasileira em regiões fora dos grandes centros como Pequim e Xangai.
A missão comercial do Brasil na China será concluída com a participação na SIAL China 2025, em Xangai, consolidando a presença e os esforços do país para ampliar sua atuação no mercado alimentar asiático.
Fonte: Portal do Agronegócio
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