Publicado em: 23/07/2025 às 07:30hs
A formação de pastagens bem estruturadas é essencial para elevar a produtividade da pecuária nacional. Além de proporcionar melhor rendimento do rebanho, áreas bem formadas suportam maior carga animal, promovem ganho de desempenho e oferecem forragens com mais valor nutritivo. Outro benefício importante é a melhoria da saúde do solo, fator fundamental para a sustentabilidade do sistema.
Atenta à demanda por sementes de alto padrão, a SBS Green Seeds — resultado da união entre Semembrás e Boa Safra — apresenta ao mercado a linha ProMax, uma tecnologia inovadora e exclusiva para formação de pastagens mais produtivas, eficientes e sustentáveis.
O grande diferencial da ProMax está no seu revestimento com polímero especial, que reduz o Peso de Mil Sementes (PMS), aumentando o número de sementes por quilo. Isso proporciona melhor fluidez de plantio, otimizando a semeadura e o desempenho da lavoura.
De acordo com Hemython Luis Bandeira do Nascimento, engenheiro agrônomo, doutor em Zootecnia e gerente de P&D e Inovação da SBS, o tratamento ProMax apresenta elevada aderência e resistência mecânica, protegendo as sementes contra choques e umidade.
“Essa tecnologia protege a semente até o momento da germinação. A camada polimérica regula a absorção de água, permitindo que a germinação ocorra apenas em condições adequadas, o que é essencial em regiões sujeitas a veranicos”, explica o especialista.
As sementes da linha ProMax são compostas por lotes criteriosamente selecionados, livres de impurezas, sementes chochas e contaminações varietais. O resultado é um valor cultural superior a 80%, o que significa 100% de sementes de alta qualidade entregues ao produtor.
Além disso, todas as sementes recebem tratamento industrial com fungicida e inseticida, conferindo proteção contra pragas e doenças desde o armazenamento até o estabelecimento da lavoura.
Embora desenvolvida para sistemas pecuários, a tecnologia ProMax também tem excelente desempenho em sistemas integrados, como o Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Nesse modelo, as pastagens contribuem diretamente para:
“O produtor conquista maior eficiência produtiva, viabilidade econômica e um sistema mais resiliente às mudanças climáticas”, afirma Hemython.
A ILPF também permite a diversificação de receitas com produção de carne, leite, grãos e madeira, além de ampliar o sequestro de carbono, reduzir a erosão e aumentar a produtividade por hectare com menor impacto ambiental.
A ProMax representa uma tecnologia que une inovação, segurança e sustentabilidade, em sintonia com os princípios da agricultura regenerativa e as demandas de um agronegócio mais eficiente e responsável.
A SBS Green Seeds oferece um portfólio robusto de sementes forrageiras, que inclui:
Atuando em todo o território nacional, a empresa conta com mais de 60 representantes técnicos especializados, além de uma infraestrutura de ponta em beneficiamento, armazenamento e logística. Agora integrada aos Centros de Distribuição (CDs) e Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs) da Boa Safra, a SBS consolida sua posição como uma das maiores estruturas do setor forrageiro no Brasil.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias