Equídeos

Suplementação nutricional no período de lactação proporciona bom desenvolvimento dos potros

Importante suporte durante o período de lactação, a suplementação nutricional garante o desenvolvimento ideal dos equinos do nascimento até o desmame. "A nutrição adequada deve começar o mais cedo possível, para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, sejam atletas ou de lida", destaca Antônio Coutinho, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.


Publicado em: 14/04/2022 às 08:40hs

Suplementação nutricional no período de lactação proporciona bom desenvolvimento dos potros

A suplementação nutricional correta inclui vitaminas, aminoácidos essenciais – como lisina, metionina e triptofano – e os chamados oligoelementos, que são microelementos fundamentais para que o organismo dos equinos funcione corretamente. Zinco, cobre e ferro são exemplos de oligoelementos importantes para o desenvolvimento e a saúde dos cavalos.

"Os oligoelementos beneficiam as funções metabólicas, o bem-estar cerebral e a circulação de sangue, bem como ajuda a manutenção dos órgãos envolvidos na digestão, rins e fígado. Assim, garantir o fornecimento desses recursos, via nutrição, é a chave para ter um plantel saudável desde o início da vida, garantindo que no futuro estes animais estejam mais preparados para as provas equestres", reforça o especialista da Vetoquinol, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo.

Coutinho informa que a suplementação pode ser oferecida ao potro logo após a ingestão do colostro – leite produzido pela fêmea depois do parto –, o que acontece em um período médio de 6 horas seguidas ao nascimento. Desse momento até o desmame, o fornecimento de nutrientes é a garantia de ter um animal saudável e com estrutura necessária para os esforços que demandam uma prova equestre de alto desempenho ou para animais de lazer.    

Um dos suplementos nutricionais mais eficazes à disposição no mercado é Ipaligo Foal®, que integra a linha Equistro® – líder e referência mundial em suplementação para equinos –, da Vetoquinol. "Trata-se de um suplemento mineral, vitamínico e aminoácido com composição exclusiva, que também oferece facilidade de manejo e administração aos animais", explica Antônio Coutinho.

"A tecnologia incluída nesse suplemento proporciona a formação de potros saudáveis, do nascimento até o desmame, disponibilizando os nutrientes necessários para otimizar o crescimento e desenvolvimento desde o princípio. Além disso, possui formulação exclusiva, que favorece o seu aproveitamento pelo animal", finaliza o gerente da Vetoquinol.

Fonte: Texto Comunicação

◄ Leia outras notícias