Bovinos de Corte

Dia de Campo da Fazenda Araponga reúne pecuaristas, técnicos e especialistas da Semex Brasil e Central Tairana para falar sobre produção de carne de qualidade

O evento reunirá especialistas e criadores para um dia de exposição, visitas e palestras


Publicado em: 19/01/2022 às 16:00hs

Dia de Campo da Fazenda Araponga reúne pecuaristas, técnicos e especialistas da Semex Brasil e Central Tairana para falar sobre produção de carne de qualidade

A carne que chega na mesa dos consumidores de todo o Brasil passa por um processo de seleção e melhoramento genético que se inicia no campo, onde pecuaristas e consultores trabalham para entregar um produto de qualidade aos consumidores de todo o país. Para difundir ainda mais informações sobre qualidade de carne da raça nelore, a base de carne do Brasil, profissionais do agronegócio participarão do Dia de Campo do Pasto ao Prato, idealizado pela Confraria da Carcaça Nelore e Fazenda Araponga. 

“A raça nelore é a carne do Brasil. Por deficiências de sistema de produção e de melhoramento genético voltado para qualidade de carne, fomos rotulados como o país da carne barata em quantidade. O trabalho da fazenda e confraria é democratizar a genética certificada que contribua significativamente no peso, na qualidade e no retorno financeiro. Não se padroniza a carne brasileira sem o melhoramento da raça nelore já que ela contribui, no mínimo, com 50% do produto em um sistema de produção de carne de qualidade certificada,” destaca a Dra. Liliane Suguisawa, diretora técnica DGT Brasil e responsável técnica de melhoramento genético da Fazenda Araponga.

Na ocasião, serão debatidos temas relativos à produção de carne de qualidade, bem-estar animal, manejo e animais geneticamente melhoradores. João Paulo Teles, proprietário da Agropecuária 2A e diretor de marketing da Associação da Confraria da Carcaça Nelore, convidado e parceiro do projeto, ainda complementa. “Mais uma vez veremos a apresentação de animais que estão sendo reparadores de rebanho dentro da 2A e da Confraria. Os animais da fazenda sempre tiveram uma evolução muito grande em carcaça, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio. O que a gente espera neste ano é ver o aumento desses números, comparado ao ano passado e quanto terá a safra em 2022. A expectativa é muito grande.”

Na oportunidade, Antonio Carlos Sciamarelli, gerente de corte taurino, os supervisores técnico-comercial da Semex, Deise Dal Lago Canani, Renan Forti e Lucas Azzolini de Melo, junto à equipe da Central Tairana, representada pela Dra. Tatiana Issa Uherara, gerente geral e Mauricio Minoru Yamamoto, supervisor comercial, estarão presentes mostrando a importância da seleção genética.  

“A Semex Brasil acredita no trabalho de seleção e melhoramento genético da Fazenda Araponga, que tem parceria de longa data com a Semex. Além disso, a filosofia de trabalho da Semex vai ao encontro dos objetivos de melhoramento da Fazenda, que é aumentar a produtividade e lucratividade do rebanho nacional, sempre levando a qualidade de carne como objetivo”, finaliza Lucas Azzolini de Melo, supervisor técnico-comercial da Semex Brasil.

Dia de Campo Do Pasto ao Prato

O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro na Fazenda Araponga, do proprietário Shiro Nishimura, vice-presidente da Associação da Confraria da Carcaça Nelore. A confraria é formada por criadores que fomentam a ultrassonografia de carcaça como principal ferramenta de aceleração para a genética de carne de qualidade, além de trabalhar com o intuito de entregar produtos premium ao consumidor, visando aumentar o desempenho e precocidade dos animais no ciclo pecuário.

“A Fazenda Araponga, uma das pioneiras nesse trabalho, tem por objetivo entregar carne de qualidade, macia e suculenta ao consumidor final. O dia de campo é um dia de democratizar essas informações, proporcionando orientação aos criadores sobre o funcionamento desse trabalho. A nossa missão não é ensinar, mas oferecer direcionamento técnico. Por isso, cases de sucesso serão apresentados aos criadores para entenderem a importância de se preocupar com o consumidor final e moldar todo ciclo pecuário para que o máximo de qualidade seja entregue,” finaliza Shiro Nishimura.

Na ocasião, haverá visitas e palestras ministradas por profissionais do agronegócio e mesas redondas.  A estimativa é que mais de 150 pessoas estejam presentes, dentre eles clientes da Semex Brasil e parceiros da Central Tairana.