Bovinos de Corte

Central Tairana amplia estrutura para atender o crescimento da pecuária brasileira

A Central Tairana, considerada uma das maiores centrais de coleta de sêmen bovino do Brasil, registrou um crescimento acima de 60% em 2021. Para suprir a alta demanda do mercado e expectativas de crescimento previstas para este ano, a empresa está ampliando a estrutura e equipe interna.


Publicado em: 19/01/2022 às 08:20hs

Central Tairana amplia estrutura para atender o crescimento da pecuária brasileira

Essas mudanças fazem parte de uma série de investimentos que o Grupo Semex está desenvolvendo com a Central Tairana para seguir proporcionando uma melhor acomodação aos touros, com ambiente agradável e totalmente arborizado.

“As nossas expectativas com os investimentos realizados na Central Tairana é que a empresa continue gerando excelentes resultados aos pecuaristas, e esteja ainda mais preparada para suprir as necessidades do mercado, que neste ano, promete avançar ainda mais. Todos os serviços desenvolvidos pela Central sempre envolveram qualidade, confiança e transparência, virtudes que geram rentabilidade ao pecuarista, e que fazem a empresa ser reconhecida no mercado nacional”, complementa Nelson Eduardo Ziehlsdorff, diretor-presidente do Grupo Semex.

Todo o trabalho desenvolvido na Central é auditado periodicamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), processo que garante mais confiança ao pecuarista.  Além disso, o cuidado com o animal é prioridade. Cada touro que chega passa por um processo de avaliação que envolve a alimentação e a rotina de trabalho que deverá ser realizado com o animal, assim como o coletador responsável.

Para ter potencial de atingir altos índices de fertilidade junto aos demais fatores que contribuem com o resultado no campo, o sêmen coletado passa por um procedimento criterioso durante sua análise e processamento, finalizando com teste de qualidade. Na avaliação seminal do ejaculado, a motilidade mínima aceita no sêmen fresco é de 60% com defeitos dentro dos padrões internos, e todas as doses são congeladas com 30 milhões de espermatozoides por palheta para receber o selo Padrão Ouro de Qualidade, um rigoroso controle que segue procedimentos internacionais em todo o processo de industrialização do sêmen.

Para assegurar o Padrão Ouro de Qualidade, a Central Tairana conta com o respaldo técnico de profissionais que atuam no laboratório. Dentre os veterinários estão: Tatiana Issa Uherara, Maurício de Faria Silva, Milens Marcelo Frasca Belonci, Andressa Fernanda de O. Magalhães e Bruno de Almeida Barbosa. A área de zootecnia conta com: Simone dos Reis Paulucci, Eduardo Ikeda, Jean Carlos Torres de Oliveira e Renan Yudi Shintate.

Entendendo melhor as reformas e a expansão da Central Tairana

Enquanto muitas empresas estavam receosas com os impactos da pandemia, a Central começou, ainda em 2020, investimentos para a ampliação da estrutura, equipe e suporte técnico. Tatiana Issa Uherara, gerente geral e responsável técnica, ressalta. “Naquela época começamos os investimentos na área de coleta, piquetes e alimentação dos animais, passando a produzir a silagem, que antes vinha de fora. Além disso, tivemos investimentos no laboratório com a aquisição do Sistema Casa, para realizar análise computadorizada das partidas produzidas.”

Dentre as reformas e melhorias aplicadas na Central estão a inclusão de novos piquetes, instalações de quarentena e de baias de coleta, para proporcionar conforto térmico aos novos animais. Atualmente, a empresa conta com 300 touros e está ampliando para receber cerca de 400 até o final de 2022.

Investimento em pessoas

Enquanto a estrutura crescia, a empresa seguiu investindo em novas contratações, oferecendo cursos de aperfeiçoamento aos seus colaboradores e treinamentos voltados para a parte laboratorial e manejo, visando manter a excelência nos serviços, inclusive na rotina de exportação que está com muita demanda. “O crescimento sólido demanda muito mais que infraestrutura e equipamentos de ponta, é importante ter pessoas preparadas para haver consistência e padrão nos processos. O rigor deve ser sempre mantido e o treinamento é a melhor forma de assegurar a qualidade”, complementa Tatiana.

Ao todo, a empresa conta com 46 profissionais altamente capacitados, que envolvem o departamento administrativo, operacional e laboratorial. Para atender as demandas do mercado, a Central Tairana investiu na reestruturação da equipe de gestores em várias frentes, contando a partir de agora, com um corpo técnico de cinco veterinários e seis zootecnistas. 

Mauricio Minoru Yamamoto assumiu a supervisão comercial da Central Tairana no início deste ano. “Nesta nova oportunidade, continuarei trilhando a grande história que a empresa vem construindo no cenário do melhoramento genético na pecuária nacional, consolidando as parcerias, estreitando laços com os parceiros, sempre entregando resultados e maior lucratividade para os nossos clientes. Nos últimos anos a Tairana cresceu exponencialmente e, com isso, novas parcerias e fidelização dos clientes serão meu foco de trabalho.”

Gustavo Barbosa de Oliveira atua há dois anos e seis meses na empresa e atualmente é supervisor administrativo. “Nessa função ficarei responsável pelo setor administrativo que hoje conta com mais quatro pessoas. Participo da gestão geral da empresa, juntamente aos demais gestores. Além de auxiliar em outras demandas junto à equipe da Semex Brasil.”

Luiz Gustavo Fafarão começou as atividades na Central Tairana recentemente, assumindo como supervisor de operações. Suas atividades envolvem garantir a qualidade nutricional, manejo dos animais e manutenção das instalações. “Minha missão é contribuir com o desenvolvimento e ampliação da empresa, buscando o melhor ambiente de trabalho para os colaboradores e uma excelente instalação para os animais. Integrar à equipe significa estar trabalhando com um grupo de pessoas comprometidas com o desenvolvimento da pecuária nacional e mundial, levando um produto final de excelência para os nossos clientes.”

Localizada em Presidente Prudente (SP), a empresa conta com visitas regularmente. Na oportunidade, pecuaristas, estudantes das áreas de veterinária e zootecnia conhecem a Central Tairana e todas as ações que a empresa desenvolve para manter o Padrão Ouro de Qualidade. 

Se você deseja visitar as instalações e conhecer o trabalho desenvolvido na Central Tairana, fale com Mauricio Minoru Yamamoto, através do canal de atendimento: (47) 99653 – 5786.