Apicultura

AgroBee oferece apoio à cafeicultores afetados pelas geadas de julho

Agritech disponibiliza desconto para produtores interessados em utilizar o serviço de polinização assistida


Publicado em: 27/08/2021 às 08:20hs

AgroBee oferece apoio à cafeicultores afetados pelas geadas de julho

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 16/08, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais Emater-MG, ocorreram geadas em 257 municípios do estado de Minas Gerais no último mês e a área impactada ocupada com grãos foi de aproximadamente 192.062 hectares (17,8% do total). 

Para ajudar os cafeicultores afetados, a AgroBee - agritech que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas - oferece a polinização assistida inteligente com desconto de 5% por hectare durante todo o período da florada, entre os meses de setembro e novembro. 

De acordo com Guilherme Sousa, CEO da AgroBee, todos os cafeicultores que tiveram mais de 10% da área afetada pelas recentes geadas, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo, com laudo comprobatório, podem procurar a AgroBee, para ter o desconto disponibilizado na contratação do serviço de polinização assistida inteligente, pois não basta colocar as abelhas na propriedade, é preciso trabalhar com técnica e fornecedores qualificados, para que o serviço seja realizado de forma eficiente. "A quantidade de hectares a ser polinizado depende da necessidade de cada um, há produtores com 10 hectares polinizados e até mais de 100 hectares", explica Guilherme. Ele ressalta que o valor pago pelos cafeicultores pelo serviço da AgroBee, são repassados aos apicultores e variam em média de 60% a 70%. 

Embora as plantas de café arábica sejam autopolinizadas, a natureza reserva 10-20% para a polinização cruzada promovendo a evolução das mesmas. Porém, os benefícios podem ir além. Conforme análise do agrônomo Marcelo Montanari, apenas 35% das flores se convertem em frutos em sua propriedade. Desse modo, o melhoramento genético realizado pela influência da saturação com abelhas na área, tem um potencial de aumento de produtividade muito maior. Esse serviço ecosistêmico tem mostrado um importante impacto no aumento do "pegamento" dos frutos. Estudos recentes da AgroBee, em parceria com a Nespresso, também mostram os impactos positivos que as abelhas podem ter na produtividade das fazendas de café. 

O último resultado obtido e divulgado pela empresa, registrou o aumento de 20% na produtividade com o serviço de polinização assistida aplicado na fazenda São Paulo, localizada em Patrocínio/MG, este total equivale a 12 sacas de café a mais por hectare em comparação as áreas que não receberam as abelhas. Outro ponto que deve ser ressaltado é a melhoria na qualidade dos grãos: foi registrado um aumento na pontuação do café de + 3 pontos na área polinizada marcando 85 pontos versus 82 da área de controle, que são os locais da mesma propriedade que não receberam as abelhas. 

Interessados em saber mais sobre a polinização assistida inteligente, podem baixar o aplicativo gratuitamente no site da empresa. https://www.agrobee.net/ 

Informações sobre o projeto com a Nespresso estão disponíveis neste link: https://www.sustainability.nespresso.com/sites/site.prod.sustainability.nespresso.com/files/Agrobee-Bees-in-the-field-for-a-better-planet.pdf 

 

 

Fonte: AgroBee

◄ Leia outras notícias