Gestão

Mosaic Fertilizantes consolida sólida agenda de investimentos sociais por meio do seu Instituto

Relatório anual do Instituto Mosaic mostra resultados de projetos voltados a alimentação, água, educação e desenvolvimento local


Publicado em: 23/06/2022 às 07:20hs

Mosaic Fertilizantes consolida sólida agenda de investimentos sociais por meio do seu Instituto

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatos e potássio combinados, por meio do seu agente social, o Instituto Mosaic, consolidou uma sólida agenda de programas e ações, beneficiando 64 mil pessoas de sete estados brasileiros. Todos os projetos desenvolvidos ou apoiados têm como objetivo gerar impactos positivos nos seguintes pilares: Alimentação, Água, Educação e Desenvolvimento Local. 

Os dados consolidados da atuação da entidade estão disponíveis no Relatório Anual de Atividades, publicado este mês, e disponível no site https://mosaicco.com.br/Instituto-Mosaic. “Nossa atuação está diretamente relacionada à estratégia ESG da Mosaic Fertilizantes, e busca deixar um legado positivo nos territórios onde atuamos, apoiando a transformação social a partir da construção de bases sólidas para o desenvolvimento das comunidades, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, afirma Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic. 

Alimentação 

Em linha com a missão da Mosaic Fertilizantes, de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e garantir a segurança alimentar, os programas AlimentAÇÃO, Banco de Alimentos e Village asseguram o acesso de comunidades vulneráveis à nutrição e contribuem para a produtividade da agricultura familiar. 

No último ano, por exemplo, o programa AlimentAÇÃO beneficiou mais de 8,6 mil pessoas diretamente e 34,4 mil indiretamente, em quatro municípios das regiões de Sergipe e Goiás. A iniciativa capacita professores, com conteúdo de sala de aula, implementação de hortas escolares, e apoia na gestão estratégica para consolidação de bancos de alimentos. Ao todo, 23 escolas municipais e estaduais participaram das ações, 16 hortas foram criadas e mantidas e 600 famílias em situação de vulnerabilidade atendidas mensalmente. 

Já o Programa Village Brasil, desenvolvido em parceria com The Mosaic Company Foundation e realizado no município de Barreiras, interior da Bahia, alcançou 40 famílias beneficiadas e garantiu aumento de 230% na renda dos agricultores locais, por meio do fomento à produtividade da agricultura familiar, ampliação do acesso à água para cultivo dos alimentos e um eixo educativo envolvendo escola local. Além de promover a realização de atividades curriculares, o programa atua como facilitador na proximidade do produtor com o mercado. 

Água 

Valorizar e incentivar boas práticas de gestão de recursos hídricos, apoiando projetos desenvolvidos por organizações sociais e instituições de ensino superior e pesquisa, estão entre os objetivos do Edital da Água, promovido desde 2019 pela empresa. Só no último ano, 1,4 mil pessoas foram beneficiadas com acesso a água limpa e saneamento, em 12 projetos apoiados na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo. 

Educação 

Acreditando no potencial da educação com importante pilar de transformação social e a fim de fortalecer o ensino básico das regiões onde atua, o Instituto Mosaic, por meio do programa Educa, tem proporcionado a qualificação de educadores e a reorganização dos espaços escolares, além de incentivar as práticas de leitura. O projeto atendeu ao longo de 2021 os municípios de Candeias (BA), São Luís (MA) e Tapira (MG), com capacitações a 290 educadores, além da construção de uma unidade escolar em Tapira. 

Desenvolvimento Local 

Como forma de empoderar as comunidades locais o Instituto Mosaic investe na gestão mais eficiente e organizada e pelo aprimoramento da visão de um modelo de negócio para as cooperativas. Em 2021, esse apoio aconteceu diretamente para COORECA (Cooperativa de Reciclagem de Cajati), em São Paulo. Como um dos resultados pelas iniciativas e ações estruturadas, foi a melhoria da renda dos cooperados, com impacto na renda mensal em torno de 233%. 

O Instituto Mosaic tem estruturado o seu Programa de Voluntariado que tem como objetivo promover atividades de engajamento em causas sociais olhando sempre o desenvolvimento das localidades. No último ano, estiveram envolvidos nas ações centenas de voluntários que contribuíram para arrecadação de 12 mil cestas básicas, 300 toneladas de alimentos entre outros. Mais de 48 mil pessoas, além de 151 instituições e 24 comunidades foram atendidas. 

Fonte: Mosaic Fertilizantes

◄ Leia outras notícias