Capacitação

Por diversidade e inclusão, Raízen investe em talentos na área de tecnologia

Programa realizado pelo Pulse, o hub de inovação da empresa, foca na capacitação tecnológica para jovens de baixa renda, mulheres, imigrantes e refugiados


Publicado em: 24/01/2022 às 15:00hs

Por diversidade e inclusão, Raízen investe em talentos na área de tecnologia

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell no País, tem investido em parcerias com startups e instituições de ensino que preparam e direcionam novos talentos para atuar em áreas de tecnologia. Realizado pelo Pulse, hub de inovação da companhia, o programa de parcerias já apresenta 40 contratações e conta com pelo menos cinco empresas vinculadas que oferecem cursos de capacitação, voltados a áreas como programação e desenvolvimento para diferentes públicos, alavancando a diversidade nas mais variadas frentes de atuação da empresa.

Entre as parceiras estão edtechs e instituições, como Soul Code, Laboratoria, Let's Code, Toti e Digital Innovation One, que oferecem formação tecnológica que vai da linguagem de programação e banco de dados às soft skills relevantes para o mercado. O público-alvo das capacitações são grupos que ainda têm pouco acesso às áreas de tecnologias, como jovens de baixa renda, mulheres, imigrantes e refugiados.

“Além de agregar mais talentos às áreas de tecnologia da companhia, o programa reforça nosso empenho em continuar oferecendo oportunidades para todas as pessoas, com respeito às suas individualidades, origens e histórias de vida”, afirma Bruno Bidoia, gerente de Recursos Humanos da Raízen. “Nesse sentido, seguimos evoluindo com diversas ações estruturadas que ampliem e garantam a diversidade e inclusão em nossos times, contribuindo decisivamente para a inovação e competitividade dos nossos negócios.”, completa.

Uma das parceiras envolvidas no programa é a Laboratoria, instituição que possibilita que mulheres comecem a carreira na área de tecnologia através de conexões entre estudantes e organizações. Segundo a Head of Corporate Engagement da Laboratoria, Ana Laura Navarro Cersosimo, o Pulse é um dos hubs que acredita no potencial das alunas e que investe no desenvolvimento profissional delas mesmo após as contratações. “Nossa parceria com o Pulse contribui para maior diversidade no setor e para moldar ativamente o futuro do ecossistema digital”, pontua Ana Laura.

A Soul Code Academy -- edtech voltada para a inclusão digital -- é outra parceira do Pulse que conta com estudantes contratados por meio do programa. Para o diretor-geral, Fabricio Cardoso, o foco em atrair talentos diversos funciona pois há uma conexão de propósitos entre as empresas. “Um dos nossos pilares fundamentais é promover diversidade para os times, inclusive os de perfil técnico, que ainda são pouco diversos. Não só a contratação de alunos, mas também a proposição de projetos, o feedback contínuo, são fundamentais para o sucesso da parceria”, observa Cardoso.

Contratada pela Raízen após passar pela capacitação na edtech, a analista de desenvolvimento de sistemas, Talita Fernandes, comemora a experiência. "Iniciativas como essa são importantes porque permitem inserir no mercado pessoas que, assim como eu, estão migrando de área e não possuem experiência no ramo que pretendem atuar, mas que são resilientes e estão empolgadas para fazer acontecer", comenta Talita, que atualmente trabalha no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da companhia.

O programa de parcerias faz parte de uma série de novas iniciativas do Pulse, que já tem mais de 700 startups cadastradas em sua base de dados e atualmente conta com 51 parceiros, entre startups e organizações de fomento a tecnologia. O hub oferece um espaço de cocriação, além da oportunidades de testes dos projetos no ambiente de negócios da companhia, e ainda facilita a contratação dos serviços das startups.

De acordo com José Eduardo Massad, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen, no processo de inovação tecnológica da companhia, além de garantir a sustentabilidade dos negócios e a otimização dos recursos, no Pulse busca-se potencializar o talento de cada recurso humano que faz parte da cadeia de negócios. “A parceria com startups e empresas que capacitam talentos não só reforça essa estratégia, como nos ajuda a formar times mais diversos, com conhecimentos e competências multidisciplinares”, explica Massad.

No site www.pulsehub.com.br, é possível acompanhar projetos desenvolvidos no ecossistema de inovação do Pulse, bem como detalhes do modelo de atuação e inscrição de startups que queiram desenvolver parcerias com a Raízen.

Fonte: Raízen

◄ Leia outras notícias