Análise de Mercado

Desempenho exportador das carnes na primeira semana de abril

Os dados da SECEX/ME relativos às exportações de carnes in natura da primeira semana de abril (1 a 6, cinco dias úteis) indicam que os embarques de carne bovina continuam caminhando a todo vapor. Ou seja: transcorridos cerca de 22,72% do total de dias úteis do mês, o setor já embarcou perto de 55 mil toneladas do produto, quase 50% do que foi registrado em abril de 2023


Publicado em: 09/04/2024 às 12:10hs

Desempenho exportador das carnes na primeira semana de abril

Já as carnes suína e de frango permanecem com resultado negativo, enfrentando queda de mais de 5% em relação ao mesmo mês do ano passado se considerados os embarques médios diários.

O que continua comum às três carnes é o preço inferior ao de um ano atrás. E, neste caso, a perda maior vem incidindo sobre a carne suína (preço quase 10% menor), seguida pela bovina (redução ligeiramente superior a 6%). Assim, o desempenho menos ruim é o da carne de frango, cujo preço se encontra 3,6% abaixo do alcançado em abril do ano passado.

Mas não se conclua, por isso, que carne suína e de frango encerrarão o mês com a receita negativa apontada na tabela abaixo. O valor indicado refere-se à média diária. E abril corrente tem 22 dias de embarques, ou seja, quatro dias a mais que o mesmo mês do ano passado.

Com isso, ainda que as médias diárias atuais venham a sofrer alguma regressão, o resultado final para essas duas carnes tende a ser positivo. Já a carne bovina deve apresentar incremento muitíssimo maior que o ora sugerido pela média diária.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias