Análise de Mercado

7º Seminário Água Innovation: Perspectivas para o Futuro do Agronegócio em Debate em Fortaleza

Evento reunirá especialistas e representantes do setor público para discutir segurança hídrica e inovações tecnológicas


Publicado em: 21/10/2024 às 08:30hs

7º Seminário Água Innovation: Perspectivas para o Futuro do Agronegócio em Debate em Fortaleza

Fortaleza será o palco do 7º Seminário Água Innovation, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento reunirá especialistas, empresários e representantes do poder público de níveis municipal, estadual e federal dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O seminário visa contribuir para a sustentabilidade, competitividade e produtividade do agronegócio, abrangendo desde a agricultura familiar até a agroindústria, e estabelecer cinco prioridades para o setor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site Água Innovation.

A programação abordará temas como políticas estaduais e federais para aumentar a segurança hídrica na região, modelos de geração de energia que apoiem o desenvolvimento rural e estratégias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de empregos e exploração de novos mercados. Além disso, o seminário discutirá as aplicações da inteligência artificial (IA) no agronegócio.

Destaque para a Tomaticultura Cearense

Carlos Matos, presidente da Sallto e organizador do evento, destaca que o tomate é a cultura em expansão no Ceará, representando 6,8% do valor bruto da produção nacional e sendo cultivado nas regiões de São Benedito e Ubajara. O Ceará se destaca ainda como o maior exportador de banana para a Europa, além de produzir 57% do camarão brasileiro e ter uma expressiva produção de leite. O estado também é reconhecido pela qualidade de seu pimentão.

“A tomaticultura cearense, que vem ganhando destaque no cenário nacional, pode ser triplicada com a otimização da gestão dos recursos ambientais. Esses e outros exemplos evidenciam o potencial do agronegócio, e nosso objetivo é fomentar ações práticas para impulsionar esse crescimento”, afirmou Carlos Matos.

A busca por modelos produtivos mais sustentáveis encontra inspiração em Israel, que, apesar de suas condições áridas, irrigam quatro vezes mais que o Ceará utilizando a mesma quantidade de água. O 7º Seminário Água Innovation é promovido pelo Instituto Future, Promover e Sallto, com o apoio da FIEC.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias