Mercado Florestal

Seminário discute mitos e verdades do processo de transformação digital no setor de papel e celulose

Evento gratuito acontece no dia 18 de outubro e reúne especialistas da Radix


Publicado em: 14/10/2021 às 14:10hs

Seminário discute mitos e verdades do processo de transformação digital no setor de papel e celulose

Impulsionadas pela Covid-19, empresas de todo mundo aceleraram seu processo de transformação digital. No setor de papel e celulose não foi diferente. Diante desse fato, no dia 18 de outubro, será realizado o seminário “Mito X Realidade: como a Inteligência Artificial e o controle de processos estão transformando a indústria de papel e celulose”. Promovido pelo grupo LADES-GIMSCOP da COPPE/UFRJ e UFRGS, o evento acontecerá online, das 13h30 às 15h, e terá como convidados a gerente de papel e celulose da Radix, Barbara Oliveira, e Elliott Bell, diretor de programa da Radix nos Estados Unidos, com foco em soluções avançadas para a indústria de papel e celulose.

No evento, os especialistas da Radix abordarão temas como as aplicações da inteligência artificial (IA) no setor, controles regulatórios - uma saga de mais de 50 anos para minimizar a variabilidade por meio da automação - e dinâmicas de processos de curto e longo prazo. Eles ainda explicarão os motivos pelos quais a maioria dos investimentos em projetos de controle, IA e implantação de ferramentas de machine learning não são bem-sucedidos.

Ao longo da conversa, serão apresentados estudos de caso de trabalhos desenvolvidos pela Radix para empresas do segmento. Dentre eles, destaca-se o projeto desenvolvido para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil. A empresa contratou a Radix para desenvolver um sistema sob medida que aumentasse a produtividade e elevasse o patamar de análise de grande volume dados de processo de uma de suas principais unidades.

O organizador e anfitrião do seminário será o professor Maurício B. de Souza, professor da EQ/UFRJ e um dos principais pesquisadores nas áreas de IA e controle de processos do Brasil.

Fonte: RPM Comunicação

◄ Leia outras notícias