Culturas Florestais

Produção de óleo de palma em 2022 será insuficiente para atender demanda, diz analista

A produção de óleo de palma em cada um dos maiores produtores mundiais, Indonésia e Malásia, deve aumentar cerca de 3% este ano, mas não seria suficiente para atender a demanda global de óleo vegetal, disse o analista James Fry nesta segunda-feira.


Publicado em: 10/03/2022 às 18:00hs

Produção de óleo de palma em 2022 será insuficiente para atender demanda, diz analista

O clima adverso na América do Sul e no Canadá reduziu a oferta de óleo de soja e óleo de colza, enquanto há falta de disponibilidade de óleo de girassol devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse Fry, presidente da consultoria de agronegócios LMC International, em entrevista à Reuters.

“Os preços altos (do óleo de palma) vão estar por aí, temo, para o consumidor”, disse ele.

O contrato de referência de óleo de palma na Bolsa de Derivados da Bursa Malaysia subiu para um recorde histórico de 7.108 ringgit por tonelada na semana passada. O mercado subiu 5% a 6.580 ringgit por tonelada na manhã desta segunda-feira.

As commodities subiram para máximas de vários anos nas últimas duas semanas, à medida que as interrupções no fornecimento devido à crescente invasão da Rússia pela Rússia continuaram a agitar os mercados.

Em 2021, a Indonésia produziu 46,89 milhões de toneladas de óleo de palma, enquanto a produção da Malásia foi de 18,1 milhões de toneladas.

Os preços mais altos do óleo de palma devem reduzir o consumo.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias