Etanol

Be8 anuncia parceria com empresa Indiana Praj para instalação de planta de etanol no Rio Grande do Sul

Acordo para instalação de fábrica em Passo Fundo marca novo marco na produção de etanol a partir de cereais no estado


Publicado em: 03/05/2024 às 08:30hs

Be8 anuncia parceria com empresa Indiana Praj para instalação de planta de etanol no Rio Grande do Sul

A Be8 assinou um contrato com a empresa indiana Praj para licença de processo, projeto e engenharia de sua primeira planta de etanol no Brasil, que será instalada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Esta fábrica será a primeira de grande porte no estado a produzir o biocombustível a partir de cereais, com previsão de iniciar as operações em 2026 e um investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão.

A Praj é líder em tecnologias de base biológica e engenharia, com projetos espalhados pelo mundo. Um dos destaques das soluções oferecidas pela empresa é a eficiência energética de seus projetos, o que garante alta qualidade no produto final com custos reduzidos de operação. A expertise da Praj em produção de etanol a partir de cereais é outro fator que torna essa parceria estratégica para a Be8.

Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, comemorou a parceria com a empresa indiana. “Este é um passo importante para trazer ao Brasil um investimento inovador, contando com o melhor know-how internacional para a produção de etanol a partir de cereais”, disse Battistella. Ele destacou a relevância dessa colaboração para a transição energética no país.

Por sua vez, Shishir Joshipura, CEO da Praj, expressou orgulho na parceria com a Be8. "Em nossa busca por acelerar a transição energética e descarbonizar a mobilidade, estamos felizes por trabalhar com uma empresa global de energia renovável como a Be8 para estabelecer uma planta de etanol de baixo carbono à base de trigo", afirmou Joshipura.

Praj: Inovação e Sustentabilidade

A Praj é a empresa de biotecnologia industrial mais bem-sucedida da Índia, focada em inovação e sustentabilidade. Com mais de quatro décadas de experiência, a empresa tem mais de 1.000 referências de clientes em mais de 100 países ao redor do mundo. Sua plataforma Bio‐Mobility™ oferece soluções para produzir combustível renovável para transporte, enquanto o portfólio Bio‐Prism™ abrange tecnologias para produtos químicos e materiais renováveis.

A instalação de Pesquisa & Desenvolvimento da Praj, chamada Praj Matrix, é uma das mais avançadas do setor e apoia os esforços da empresa em direção a uma economia baseada em energia limpa. O portfólio diversificado da Praj inclui soluções de bioenergia, sistemas de descarga zero de líquidos e equipamentos de processos críticos. A empresa é conhecida por sua responsabilidade social e está listada nas Bolsas de Valores de Bombaim e Nacionais da Índia.

Com essa parceria, a Be8 e a Praj buscam contribuir para a descarbonização e a promoção de uma economia mais sustentável, ao mesmo tempo em que fortalecem a indústria de biocombustíveis no Brasil. A planta de etanol em Passo Fundo é um passo significativo nessa jornada, trazendo inovação e investimento para o agronegócio brasileiro.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --