Mercado Financeiro

Mercado acionário chinês encerra em leve alta, impulsionado por Alibaba

Ações de inteligência artificial também se destacam, enquanto tensões comerciais com os EUA preocupam investidores


Publicado em: 10/09/2024 às 10:20hs

Mercado acionário chinês encerra em leve alta, impulsionado por Alibaba

Os índices acionários da China fecharam em leve alta nesta terça-feira, após o CSI300 atingir seu menor patamar em sete meses na sessão anterior. Os investidores estão atentos aos mais recentes dados de comércio do país, assim como à intensificação das tensões comerciais com os Estados Unidos.

Entre os setores que mais se destacaram, as ações ligadas à inteligência artificial tiveram um crescimento de 1,9%, liderando os ganhos no pregão. Ao fim do dia, o índice de Xangai registrou uma alta de 0,28%, enquanto o CSI300, que agrega as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,09%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,22%.

O mercado de Hong Kong foi impulsionado pela valorização de 4,2% das ações do Alibaba, que foram incluídas no Stock Connect Scheme, permitindo que investidores da China continental adquiram os papéis da gigante de tecnologia.

No cenário macroeconômico, as exportações chinesas registraram em agosto seu crescimento mais acelerado desde março de 2023, embora as importações tenham ficado abaixo das expectativas, refletindo a fraca demanda interna. Apesar dos bons números de exportação, analistas alertam que as barreiras comerciais em ascensão podem se tornar um desafio significativo.

"A questão é por quanto tempo as exportações poderão se manter em alta, considerando o enfraquecimento da economia dos Estados Unidos e o aumento das tensões comerciais", observou Zhang Zhiwei, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

Nos principais mercados da Ásia, o índice Nikkei, de Tóquio, recuou 0,16%, fechando a 36.159 pontos. Em Seul, o KOSPI caiu 0,49%, encerrando a 2.523 pontos, enquanto em Taiwan, o TAIEX registrou baixa de 0,38%, a 21.064 pontos. Por outro lado, o índice Straits Times, de Cingapura, subiu 0,46%, chegando a 3.512 pontos, e o S&P/ASX 200, de Sydney, avançou 0,30%, fechando a 8.011 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias