Publicado em: 15/08/2024 às 10:20hs
Os principais índices acionários da China continental encerraram a sessão desta quinta-feira em alta, impulsionados pela expectativa de novos estímulos econômicos do governo, após a divulgação de uma série de indicadores econômicos decepcionantes. Enquanto isso, as ações em Hong Kong permaneceram praticamente estáveis, apesar de os dados de inflação dos Estados Unidos reforçarem as expectativas de que o Federal Reserve possa iniciar cortes na taxa de juros em setembro.
Dados oficiais revelaram que o crescimento da produção industrial chinesa desacelerou em julho, não atingindo as previsões do mercado. Esse resultado acentuou as preocupações sobre a capacidade da segunda maior economia do mundo de manter seu ritmo de expansão, mesmo com o recente apoio governamental.
Lynn Song, economista-chefe do ING para a Grande China, destacou a importância de acompanhar como os cortes de juros implementados em julho começarão a influenciar os principais indicadores macroeconômicos nos próximos meses. "Acreditamos que ainda há um forte argumento para um afrouxamento monetário adicional até o final deste ano. O crédito fraco, a baixa inflação e o crescimento modesto devem justificar novas medidas de estímulo. Se as pressões para a desvalorização do iuan diminuírem após os cortes de juros nos EUA, o Banco do Povo da China terá mais espaço para novas reduções nas taxas de juros", afirmou.
Nos mercados asiáticos, o índice Nikkei, em Tóquio, subiu 0,78%, fechando a 36.726 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou uma leve queda de 0,02%, encerrando o dia a 17.109 pontos. Já em Xangai, o índice SSEC avançou 0,94%, fechando a 2.877 pontos, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,99%, para 3.341 pontos.
Outros mercados da região também apresentaram variações significativas: o índice KOSPI, em Seul, valorizou-se 0,88%, chegando a 2.644 pontos; em Taiwan, o índice TAIEX teve uma queda de 0,60%, fechando a 21.895 pontos; em Cingapura, o índice Straits Times subiu 0,90%, alcançando 3.315 pontos; e em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,19%, terminando a sessão a 7.865 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias