Publicado em: 10/04/2025 às 10:38hs
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (10), por meio de uma publicação na rede social Truth Social, a suspensão por 90 dias das tarifas recíprocas aplicadas a mais de 75 países que buscaram diálogo com o governo norte-americano. Paralelamente, endureceu sua posição em relação à China, elevando de forma imediata as tarifas sobre produtos chineses para 125%.
“Diante da evidente falta de respeito demonstrada pela China em relação aos mercados globais, anuncio a elevação imediata das tarifas norte-americanas sobre produtos chineses para 125%. Espero que, em um futuro próximo, a China compreenda que sua prática histórica de explorar os EUA e outras nações não é mais sustentável nem tolerável”, escreveu Trump em sua conta na Truth Social.
Ao justificar a trégua temporária com outras nações, o ex-presidente ressaltou que mais de 75 países mantiveram contato com representantes do governo norte-americano — incluindo os Departamentos de Comércio, do Tesouro e o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) — para tratar de questões como comércio internacional, barreiras tarifárias, manipulação cambial e outras tarifas de natureza não monetária.
“Considerando que nenhum desses países retaliou contra os Estados Unidos (conforme minha forte recomendação), autorizo uma pausa de 90 dias com redução significativa das tarifas recíprocas para 10%, também em vigor imediatamente”, concluiu Trump.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias