Orgânico

Projeto está fomentando o processo de certificação orgânica junto aos pequenos agricultores da região

Foi realizado, na última semana, o Seminário “Prospecção de Demandas de Pesquisa e Transferência de Tecnologias”, uma realização da Embrapa Pantanal e os parceiros Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (Neap) - UFMS-CPAN, IFMS Campus de Corumbá e Associação de Produtores de Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms).


Publicado em: 18/04/2022 às 10:00hs

Projeto está fomentando o processo de certificação orgânica junto aos pequenos agricultores da região

O evento foi constituído por duas etapas: uma teórica, realizado no auditório e nas dependências da Embrapa Pantanal, e uma segunda prática: onde os participantes e parceiros realizaram visitas a algumas experiências em andamento no Sítio Baia Branca - localizado no Assentamento 72, em Ladário; na Apa Baia Negra e com os agricultores peri urbanos bolivianos, em Puerto Suarez/BO.

Segundo o pesquisador Alberto Feiden, o evento teve como objetivo apresentar os projetos das diferentes instituições, realizados em parceria e procurar sinergias e oportunidades para ampliar a atuação conjunta das instituições. “O Seminário faz parte de um projeto realizado em conjunto com a UFMS que visa a implantação de um sistema informatizado de controle dos dados para realização da certificação orgânica. Então decidimos ampliar as parcerias com a Apoms, que vem nos assessorar na questão da certificação, num primeiro momento por meio de venda direta (OCS) junto ao grupo Bem estar e em um segundo momento com a criação de um Núcleo da Apoms na região do Pantanal”. Alberto explica que o evento foi uma oportunidade, também de apresentar os produtos da sócio biodiversidade produzidos pelo grupo de mulheres ribeirinhas da APA Baia Negra e o trabalho pontual realizado junto aos agricultores peri urbanos de Puerto Suarez, na Bolívia.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Pantanal, Jorge Antônio Ferreira de Lara, em uma região onde temos a natureza como principal componente, ter produtos agroecológicos significa estar inserido nesta região de forma harmônica.  “Os projetos de pesquisa da Embrapa Pantanal voltados para agricultura familiar têm objetivo de inserir o pequeno produtor em uma cadeia de produção de alimentos agroecológicos e orgânicos. E a experiência que parceiros como a Apoms traz, de já ter os contratos de compra, contato com financiadores, somados as contribuições dos demais parceiros de longa data IFMS e a UFMS vem a acrescentar e fortalecer o projeto e quem ganha é o agricultor familiar e a sociedade como um todo”, explicou Jorge.

O Coordenador Administrativo da Apoms, Olácio Mamoru Komori, explica que por Corumbá estar distante de outras regiões produtoras de hortifrúti, existe necessidade de ampliar a produção e possível potencial de mercado para os orgânicos junto aos consumidores locais. “Outro ponto é a própria marca Pantanal, que remete nacional e internacionalmente a natureza, preservação, então ter alimentos sendo produzidos com certificação orgânica que carreguem esta chancela Pantanal pode ser um grande diferencial para exploração de outros mercados, agregando valor a estes alimentos. É claro que existem desafios: a questão da variação da natureza ao longo do ciclo de cheia e seca, alguns problemas com escassez de água em alguns assentamentos, mas que podem ser pensadas alternativas de manejo para contorna-las. Sendo do interesse destes pequenos agricultores, e juntamente com a Embrapa e UFMS, será um prazer poder fazer parte deste processo que resultará na certificação orgânica de alguns produtos da região Pantaneira”, concluiu Olácio.

Fonte: Embrapa Pantanal

◄ Leia outras notícias