Setor Sucroalcooleiro

Fitch Ratings antecipa perspectiva neutra para o setor sucroenergético latino-americano em 2024

A agência estima que os preços internacionais do açúcar permaneçam elevados, com uma média de 23,5 centavos de dólar por libra-peso em 2024, representando uma leve redução em comparação com a média projetada de 24,6 cents por libra-peso para 2023


Publicado em: 07/12/2023 às 19:00hs

Fitch Ratings antecipa perspectiva neutra para o setor sucroenergético latino-americano em 2024

A Fitch Ratings projeta uma perspectiva neutra para o setor sucroenergético na América Latina em 2024, destacando uma previsão sustentada pela forte geração de fluxo de caixa e manutenção da alavancagem relativamente estável, mesmo com investimentos mais altos em lavouras de cana. A agência estima que os preços internacionais do açúcar permaneçam elevados, com uma média de 23,5 centavos de dólar por libra-peso em 2024, representando uma leve redução em comparação com a média projetada de 24,6 cents por libra-peso para 2023.

De acordo com Flavio Fujihira, diretor da Fitch, os produtores de açúcar devem continuar a se beneficiar dos altos preços, enquanto as posições atraentes de preços já foram fixadas. Por outro lado, a Fitch prevê que os preços do etanol permaneçam baixos. Incertezas relacionadas aos preços internacionais do petróleo e à estratégia comercial da Petrobras para combustíveis podem adicionar volatilidade adicional aos preços.

A agência espera condições de crédito favoráveis para as empresas com melhores classificações, apesar dos custos elevados com despesas financeiras devido à taxa básica de juros brasileira ainda alta. No entanto, a Fitch destaca que o acesso limitado a financiamento pode representar mais desafios para empresas em dificuldades financeiras em um cenário de volatilidade de preços.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias