Saúde Animal

Visitas à central de melhoramento genético movimentam programação da 87ª ExpoZebu

A central de biotecnologia e o estande de vendas da ABS receberam produtores de todo o Brasil e também de outros países da América Latina


Publicado em: 13/05/2022 às 14:50hs

Visitas à central de melhoramento genético movimentam programação da 87ª ExpoZebu

Produtores e profissionais do agro conheceram de perto a bateria de touros e as soluções de melhoramento genético da ABS. Durante a 87ª ExpoZebu, a empresa atendeu em dois pontos: no estande de vendas, localizado na ABCZ, dentro do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e na sua Central de Biotecnologia. Ao longo dos dias de feira, a ABS recebeu visitas de pecuaristas de todo o Brasil e também de diversos países da América Latina.

Além da estrutura segura e confortável para os touros reprodutores, a moderna Central ABS é composta pelos laboratórios alto padrão de sêmen convencional; genética sexada Sexcel e embriões. Aliados à tecnologia, os especialistas da empresa atuam em prol do melhoramento genético, para atender à constante demanda do mercado por uma produção sustentável e rentável.

A comitiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) fez uma visita expressiva à Central. Cerca de 40 técnicos de campo ABCZ fizeram o tour guiado e, segundo o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, o conhecimento adquirido será muito útil durante os trabalhos realizados pelo time de profissionais.

“A grande maioria dos técnicos, que estão presentes em todos os Estados da Federação, veio para  a 87ª ExpoZebu. Porém, aproveitamos também para visitar a Central ABS e vimos os touros que estão em coleta. Nossos técnicos utilizam as ferramentas do PMGZ, que é o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, nas avaliações genéticas de todos os animais das raças zebuínas de Corte e a ferramenta do acasalamento dirigido dentro do programa. Por isso, é muito importante essa parceria da ABCZ junto à ABS, para vermos ao vivo os touros, incluindo os já renomados da bateria e, principalmente, os jovens. Assim, os nossos técnicos puderam realmente observar esses animais, já para indicação no acasalamento dirigido na próxima estação de monta”, explicou o gerente.

O Gerente Comercial da ABS, Alexandre Lima, também destaca a importância da visita dos técnicos de campo da ABCZ à Central ABS. De acordo com o gerente, esse momento de revisão e apreciação do que a ABS tem a propor para o progresso genético na pecuária é uma certificação valiosa que gera uma ótima troca entre as instituições.

Além dos técnicos da ABCZ e outros especialistas do setor, a Central ABS também recebeu produtores de carne e leite durante a ExpoZebu. O pecuarista Edval Rêgo Júnior, criador de Nelore, veio de Pernambuco, junto com a comitiva do representante Ted Monteiro. Conforme o criador, a visita foi muito positiva. “Depois de dois anos de pandemia, é muito bom voltar aqui e ver a ABS muito bem organizada e a bateria de touros excelente. Vimos grandes touros durante a visita e fiquei feliz com o que vi. Com certeza continuaremos sendo clientes e comprando sêmen desses touros maravilhosos.”

Se Uberaba é a capital do Zebu, a cidade de Chone, localizada na província de Manabí, Equador, é considerada a capital pecuária do país. O pecuarista Nabor Alvarez veio para o Brasil junto com outros produtores para participar da ExpoZebu e na ocasião também visitou a Central ABS.

“A ABS é uma das maiores centrais que existem e possui muitos touros, nos quais estamos interessados para podermos transferir essa genética para o nosso país e podermos acelerar nossa pecuária em Manabí. Estamos interessados em fazer acordos, convênio e negócios com a ABS”, ressaltou. O Equador é um dos países da América Latina que conta com a distribuição das soluções ABS.

Conforme Alexandre Lima, as visitas à Central ABS e ao estande fizeram parte da extensa programação da ExpoZebu e marcaram os dez dias de consolidação de negócios impulsionados pela feira.  A estrutura física da central e a equipe foram previamente preparadas, para apresentar as soluções de genética e também uma consultoria técnica para os produtores.

"Abrir as portas para as pessoas entenderem o que fazemos em termos de melhoramento genético e de e tecnologia é fantástico! Durante as visitas, destacamos nossos três módulos para o produtor: sistema de produção; genética sexada Sexcel e embriões. Os astros dessa semana foram as novidades genéticas e também a consultoria técnica.”

Quem não conseguiu conhecer a bateria de touros da ABS durante a programação da ExpoZebu pode agendar uma visita guiada através do site da ABS:  https://www.absglobal.com/br/visita-central-abs/.

Fonte: Na Mídia Assessoria

◄ Leia outras notícias