Saúde Animal

Incubação, nutrição e manejo dão tom à participação da Aviagen na ACAV 2021

O evento contou com a presença de mais de 600 profissionais


Publicado em: 06/10/2021 às 15:00hs

Incubação, nutrição e manejo dão tom à participação da Aviagen na ACAV 2021

Nos dias 20 a 22 de Setembro, a Aviagen® América Latina participou, de maneira virtual, juntamente com especialistas avícolas de todo o Brasil, do “Simpósio de Qualificação Técnica ACAV, Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição”. Organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e patrocinado pela Aviagen, o evento possibilitou o encontro de vários profissionais do setor, para debater as últimas tendências da indústria avícola no Brasil e promover as melhorias constantes nos processos de performance, saúde e bem-estar animal.

No primeiro dia do evento, a Aviagen foi responsável por uma sessão paralela, sob o tema “Construindo a qualidade de pintinhos de um dia”. Com a participação de Felipe Kroetz Neto, supervisor regional de Serviços Técnicos, que abordou os aspectos relacionados à incubação; e Emilio Cura, especialista em nutrição, que abordou os aspectos nutricionais relacionados ao tema. O evento contou com a presença de mais de 600 profissionais.

Já no dia 22 de Setembro, na sala principal do evento, o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Marco Aurélio Romagnole de Araújo conduziu o tema “Manejo de machos reprodutores para alta performance”.

Melhoria na qualidade do pintinho

Emilio Cura comentou sobre a contribuição da nutrição adequada para o ótimo desempenho, saúde e bem-estar das aves. “A nutrição adequada, incluindo o correto equilíbrio de macro e micronutrientes, é de suma importância para maximizar a eclodibilidade, o sistema imunológico e diminuir a mortalidade, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e o rendimento de carne”, explica. “Um pintinho de boa qualidade impactará o desempenho do frango em termos de qualidade no campo e no abatedouro, o que torna um investimento em nutrição um investimento em qualidade.”

Após a apresentação de Cura, Neto abordou os processos necessários para garantir uma incubação de qualidade, com atenção para todo o processo e foco na qualidade do produto e não somente na eclosão. “Cada elo da cadeia quer uma característica particular do pintinho de um dia. No entanto, para construir um plantel de excelência é preciso levar em conta fatores como gravidade específica, estocagem de ovos, temperatura da casca, momento da vacinação in ovo, janela de nascimento, perda de umidade, viragem, conforto térmico e rendimento do pintinho”.

Para Neto, “analisar a qualidade da ave, até mesmo as que eventualmente são eliminadas, é essencial para o processo de incubação. Verificar lesões de patas e a boa cicatrização umbilical também é importante, pois é preciso olhar de maneira ampla para que se tenha um bom diagnóstico, garantindo a excelência da produção”.

Efetivo manejo de machos

E no dia 22 de setembro, na sala principal do evento, Marco Aurélio Romagnole de Araújo debateu sobre como alcançar os melhores resultados com os machos. “A essência está em buscar os pesos alvos para cada fase de vida das aves via estratégia alimentar, balanço nutricional e bom manejo de base, aplicando as melhores práticas que irão garantir distribuição equalitária do alimento e, portanto, conformação ideal do plantel. Da mesma forma, promover conforto para as aves permitirá adequado e duradouro comportamento reprodutivo, com consequente persistência nos indicadores de fertilidade”.

Para Luiz Mansano, gerente comercial da Aviagen no Brasil, o evento foi um sucesso. “A Aviagen se dedica à indústria avícola no Brasil e no mundo, e acreditamos na aliança com nossos colegas para auxiliar os produtores a alimentar o mundo com uma proteína saudável, nutritiva e de qualidade. Esperamos continuar colaborando com a ACAV na promoção da indústria por meio de pesquisa e desenvolvimento, enquanto trocamos informações para promover a saúde, o bem-estar e o desempenho das aves”.

Fonte: Aviagen

◄ Leia outras notícias