Processamento

Produtividade e sustentabilidade: cinturão de SP e MG é a principal região produtora de laranja e suco de laranja do mundo

Na década de 1980, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o maior produtor de laranja do mundo, concentrando hoje 35% da produção mundial da fruta


Publicado em: 23/03/2021 às 19:20hs

Produtividade e sustentabilidade: cinturão de SP e MG é a principal região produtora de laranja e suco de laranja do mundo

A maior parte do que é produzido no país vem do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste Mineiro, que é também o principal produtor de suco de laranja: a cada cinco copos da bebida consumidos no planeta, três foram produzidos aqui.

O suco de laranja é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, com posição de destaque no ranking dos mais exportados pelo país (sétimo lugar) e pelo estado de São Paulo (terceiro lugar).

Produzindo mais, ocupando menos

Nos últimos 30 anos, graças à produção de conhecimento e tecnologia para o setor, enquanto a área plantada com laranja diminuiu (de 635 mil hectares para 376 mil hectares), a produção da fruta cresceu (de 8,73 milhões de toneladas para 15,78 milhões de toneladas), com alta produtividade por hectare – a safra 2019/20 registrou produtividade recorde de 1.045 caixas por hectare.

Citricultura sustentável

O cinturão citrícola também cuida do meio ambiente. As propriedades citrícolas da região possuem 182 mil hectares de mata nativa, o equivalente a 1 hectare de floresta para cada 2,5 de citros.

Essas áreas protegidas colaboram para a manutenção da biodiversidade e preservação de polinizadores: cerca de 80% do mel produzido no estado de São Paulo vem de municípios citrícolas, onde o crescimento da produção do alimento na última década foi muito maior do que em cidades fora do cinturão.

Fonte: Fundecitrus

◄ Leia outras notícias