Outros

Tecnologia é aliada da sustentabilidade na pecuária

Uso de equipamentos e práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro próspero para o setor


Publicado em: 04/06/2021 às 07:40hs

Tecnologia é aliada da sustentabilidade na pecuária

Sustentabilidade e tecnologia são dois pilares que vêm ganhando cada vez mais força na pecuária e no agronegócio como um todo. O conceito está ligado ao desenvolvimento sustentável, que, segundo a organização não-governamental WWF-Brasil, é o processo capaz de suprir as necessidades da população atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

O desafio da última década para a Beckhauser tem sido aliar práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, bem-estar e retorno econômico. A tecnologia é uma das principais ferramentas que fazem parte desse processo e que auxiliam na obtenção dos resultados satisfatórios em relação a questões ambientais. Nesse contexto, a empresa se tornou uma das vozes mais fortes no setor da pecuária, quando o assunto é tecnologia e sustentabilidade.

Na Beckhauser, a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável ocorre durante todo os processos, que têm início na fábrica em Maringá (PR). A planta fabril conta com iniciativas de sustentabilidade que reforçam a bandeira do Bem-estar Animal e Humano (BEAH) erguida pela empresa e foi construída levando em consideração o impacto socioambiental que teria na região.

Para o zootecnista e Gerente Comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin, é imprescindível utilizar os recursos tecnológicos em toda a cadeia da pecuária. “Tecnologia, seja ela utilizada nas instalações, nos produtos ou no transporte, é uma importante aliada da indústria para atingir as metas de sustentabilidade, consequentemente preservando o meio ambiente para as futuras gerações de pecuaristas e para a sociedade em geral”.

Nesse sentido, uma das medidas mais importantes que a Beckhauser adotou ao longo dos anos foi a substituição da madeira por aço e polímero como matérias-primas dos equipamentos de contenção. Isso permitiu que os produtos se tornassem mais avançados, resistentes e seguros para o uso nas propriedades rurais. “Nós oferecemos ao produtor rural ferramentas de alta tecnologia, fabricadas em ambiente que adota práticas sustentáveis, para que ele possa fazer a parte dele nesse processo e ajudar a preservar o meio ambiente”, destaca Lazarin.

Equipamento x Meio ambiente

O produtor rural precisa enxergar a força da sustentabilidade e saber usufrui-la da melhor maneira possível. Ao unir práticas sustentáveis e equipamentos tecnológicos, o pecuarista também garantirá melhores resultados econômicos para a sua fazenda, de acordo com o Gerente Comercial da Beckhauser.

Para que a aquisição da tecnologia gere bons resultados, não basta comprar um equipamento novo. É preciso que haja gestão efetiva da propriedade, para que ela seja incorporada ao negócio.

Ao optar pela automação em sua propriedade, o produtor ganha muitas vantagens e benefícios: otimização da equipe; aumento da produtividade, uma vez que se torna possível fazer um número maior de manejos; diminuição do estresse; redução nos índices de lesões causadas pela contenção errada, o que reflete diretamente na qualidade da carne.

Pensando nisso, a Beckhauser tem em seu portfólio a linha TotalFlex, em que o produtor pode configurar seu equipamento em mais de 300 combinações diferentes, de acordo com o perfil de atividade pecuária desenvolvida na fazenda e capacidade de investimento do pecuarista. É possível escolher entre Vazieira (com pinça para contenção do animal pelo vazio, região localizada entre a bacia e costelas), Parede Móvel (sistema que contém o corpo do animal por inteiro, como um abraço) ou Trapézio (peça que se encaixa no posterior do animal garantindo amplo acesso e segurança para trabalhos nessa região).

Uma aplicação de sucesso dos produtos Beckhauser está na Fazenda Marupiara, no estado do Pará. O pecuarista Mauro Lúcio, idealizador do projeto Pecuária Verde, entende a necessidade de se levar tecnologia às propriedades pecuárias, contribuindo para a redução do estresse ambiental e para a melhora da produtividade da fazenda sem aumento do consumo de recursos.

Os diferenciais dos equipamentos Beckhauser, segundo Mauro Lúcio, estão na facilidade de operação dos produtos e de trabalho para quem os opera, além de conferir mais precisão no manejo dos animais.

De acordo com ele, a tecnologia é fundamental para a pecuária e para o aumento da produtividade, mas é preciso haver, também, dedicação e capacitação de todo o setor para que se obtenha o sucesso na questão da sustentabilidade. “Para o grande, para o pequeno, a tecnologia é o que vai contribuir para a conservação da biodiversidade é nisso que acredito e quero propagar para todos os lados”, afirma.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias