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Com crescimento de 30% em 2020, Beckhauser comemora primeiro ano da nova fábrica em Maringá (PR)

Empresa conseguiu prosperar em meio aos desafios e destaca aprendizados e oportunidades na pandemia


Publicado em: 30/03/2021 às 07:20hs

Com crescimento de 30% em 2020, Beckhauser comemora primeiro ano da nova fábrica em Maringá (PR)

Uma das palavras mais utilizadas para descrever o último ano no Brasil é: desafiador. Para a Beckhauser, empresa cuja missão é desenvolver e industrializar tecnologia para uma pecuária sustentável e contribuir para nutrir o mundo promovendo bem-estar animal e humano, 2020 foi um ano repleto de desafios e de muitos aprendizados essenciais para a continuidade da empresa.

O saldo das lições aprendidas é positivo, tendo em vista que a Beckhauser apresentou crescimento superior a 30% no ano passado e, no segundo semestre, conseguiu dobrar o volume de produção mensal, quando comparado ao meio do ano anterior.

Como em todos os setores, a pandemia impôs uma série de desafios para a empresa e para o agro como um todo, trazendo novas dinâmicas ao dia a dia da fábrica, em Maringá (PR), cuja operação iniciou em janeiro de 2020, pouco antes do início do período de quarentena no País.

“Começamos o ano com planos e metas baseados na inauguração da nova fábrica, mas fomos surpreendidos pela pandemia, que nos fez rever as prioridades do ano – a começar pela suspensão dos eventos de inauguração e comemoração dos 50 anos da empresa, passando pela implantação de diversas medidas de controle dentro da fábrica, orientações e testagem da equipe”, explica a presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser.

Outro reflexo muito impactante para a indústria foram as oscilações na cadeia de suprimentos. O mercado ficou desabastecido de muitos itens e os preços das matérias-primas tiveram altas repetidas e de uma forma jamais vista, obrigando a empresa a trabalhar com replanejamento de estoques e compras, além de readequar prazos de entrega e preços dos produtos.

“Ao contrário do que imaginamos quando tivemos as primeiras notícias da pandemia, corremos para revisar orçamento e redobramos atenção para possíveis necessidades de corte de despesas. O mercado agro teve um superaquecimento e nossas vendas foram recordes. Então, tivemos que nos adaptar a uma mudança de planta e de operação do tamanho de 50 anos, ao mesmo tempo em que nos adequávamos a todas essas exigências e restrições que o cenário pandêmico trouxe, além de acelerar um processo de aumento de produção para atender a demanda de nossos clientes”, destaca Mariana.

Sustentável

A presidente atribui esse boom do mercado à capacidade do Brasil de ocupar um espaço privilegiado na produção e fornecimento de proteína animal para o mundo, com destaque para o caminho da pecuária sustentável. “A tendência é ter um agro cada vez mais sustentável, que consegue produzir sem abrir mais áreas, em equilíbrio com o meio ambiente, cuidando da recuperação do solo e do sequestro de carbono. Um agro que respeita e promove o bem-estar das pessoas e dos animais. Esse é o agro que vai atender as necessidades do mundo daqui para frente, que está em linha com o que o consumidor, cada vez mais consciente, vai buscar e exigir das empresas”.

Sobre o aumento recorde de vendas da companhia, Mariana destaca a importância de um bom planejamento estratégico, que fez com que a empresa estivesse preparada para aproveitar esse momento do mercado. “Termos feito, nos últimos anos, um trabalho de reestruturação da nossa rede de vendas, fortalecendo os parceiros que levam nossa marca e produtos ao campo, foi fundamental para conseguirmos aproveitar essa onda positiva de demanda no segmento. E, porteira adentro, o trabalho de preparação da equipe para a mudança, a construção de um senso de time forte e a clareza do propósito da organização, sem dúvida, foi o que nos manteve firmes durante a tempestade e nos colocou em posição privilegiada para conseguirmos converter os desafios em bons resultados”, afirma ela. “Sem o comprometimento do time e dos parceiros, e sem a base sólida e a confiança de nossos sócios-pioneiros, não teria sido possível atravessarmos 2020 com tão bons resultados a comemorar”.

A Beckhauser ergue a bandeira do bem-estar animal desde a década de 90 e, em 2018, adicionou a ela um componente que já era muito presente no trabalho e no posicionamento da empresa, cunhando o termo “Bem-estar Animal e Humano”. Esse conceito ganhou uma sigla (BEAH) e uma gestora dedicada a esse pilar. Levando isso em consideração, a companhia abraçou a oportunidade de expansão diante da tendência de crescimento da pecuária sustentável e, colhendo frutos da visão estratégica e desse trabalho iniciado lá atrás, conseguiu dobrar o volume de produção na fábrica paranaense no segundo semestre de 2020.

A planta fabril, localizada na cidade de Maringá (PR), possui uma área construída de 4 mil m² e recebeu um investimento de R$ 12 milhões. Além de inovação, a nova unidade conta com iniciativas de sustentabilidade que reforçam a bandeira do BEAH e foi construída levando em consideração o impacto socioambiental que teria na região.

A nova estrutura, “sonhada, desenhada e construída a muitas mãos, cabeças e corações”, como gosta de enfatizar Mariana, conta com uma mini usina geradora de energia solar, sistema de captação de água de chuva, usada no tratamento de superfície das peças metálicas – que também ganhou um novo processo, mais moderno, com a adoção da tecnologia nanocerâmica, trazendo redução significativa do impacto ambiental.

Tecnologia como aliada

Uma das ações que empresa havia previsto, com a inauguração da nova fábrica, era receber clientes e parceiros para apresentar as instalações e contar sobre os princípios adotados nesse processo. Com o novo cenário, a equipe de Marketing lançou mão de ferramentas como encontros virtuais com a rede de vendas, para aproximar os parceiros da fábrica e abastecê-los com informações sobre o novo processo produtivo e as novidades da Beckhauser.

“E, no fechamento do ano, como uma forma de aproximar e agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada de sucesso no primeiro ano da fábrica nova, produzimos um vídeo em 3D e enviamos um convite especial a nossos parceiros para uma ‘visita’, com o uso de óculos de realidade virtual, que permitem a experiência de conhecer a nova fábrica e seus processos, de uma maneira mais próxima do real. Essa experiência está disponível em todos os nossos pontos de venda, para permitir, também, que nossos clientes possam conhecer um pouco mais de todo o cuidado que colocamos na produção de cada equipamento entregue pela Beckhauser”, conta Mariana.

Fonte: Attuale Comunicação

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