Biológicos e Bioinsumos

Mercado de biolagarticidas cresceu 113% no Brasil

Desempenho e relação custo-benefício têm sido determinantes ao crescimento do setor


Publicado em: 09/09/2021 às 18:20hs

Mercado de biolagarticidas cresceu 113% no Brasil

O segmento do mercado de biolagarticidas cresceu 113% no Brasil na temporada 2020-2021, de acordo com dados de levantamento da agência Spark Inteligência Estratégica. O desempenho surpreendente veio na contramão do mercado brasileiro total de inseticidas para lagartas do milho, que teve queda de 20% na mesma safra, para US$ 127,5 milhões, ante US$ 158,9 milhões do ciclo anterior. 

A categoria de lagarticidas biológicos movimentou US$ 2,9 milhões, frente a US$ 1,4 milhão da safra 2019-20. Em área tratada, os biolagarticidas cobriram 415,5 mil hectares de milho, contra 69,6 mil hectares, uma alta de 495%.

Para a Spark Inteligência Estratégica, principal empresa da área de estudos para o agronegócio, os fatores preço, desempenho e relação custo-benefício têm sido determinantes ao crescimento do setor de insumos biológicos. Tais produtos, que abrangem os biolagarticidas, movimentaram acima de R$ 1 bilhão no País na safra 2019-20. 

André Dias, sócio diretor da consultoria, frisa que por potencializar o efeito de inseticidas químicos de valor mais acessível, biolagarticidas em geral tendem a seguir avançando no manejo do produtor. Os dados da Spark Inteligência Estratégica, também apontaram a AgBiTech Brasil como líder do segmento de biolagarticidas no milho, com 31% de participação.

O diretor de marketing da companhia de origem australo-americana, Murilo Moreira, revela que a conquista da dianteira do segmento veio atrelada ao desempenho de um insumo de ponta para controle da Spodoptera frugiperda, mais conhecida como lagarta-do-cartucho. Conforme o executivo, a solução, de matriz 100% biológica e de nome Cartugen, saltou 887% em área tratada, para 123,3 mil hectares, frente a 12,5 mil hectares do ciclo 2019-20.

“A safra 2020-21 foi a primeira envolvendo a distribuição de Cartugen, em escala comercial, a produtores de milho. Nos ciclos anteriores, realizamos estudos centrados em áreas produtivas pertencentes aos grandes grupos da cadeia produtiva do grão, além de campos experimentais na fronteira agrícola, com a participação de pesquisadores independentes”, explica Moreira.

Conforme o executivo, graças a essa estratégia de pré-lançamento, o biolagarticida obteve, já na safra 2020-21, uma elevada taxa de adesão por parte dos principais grupos produtores de milho. Este movimento, informa Moreira, impulsionou tanto o resultado da companhia na safra do grão, recém-encerrada, como também contribuiu para o avanço, sem precedentes, registrado pela consultoria Spark no segmento de biolagarticidas.

Em relação ao perfil tecnológico do biolagarticida líder da AgBiTech, Murilo Moreira destaca que a solução transfere ao agricultor sustentabilidade e suporte a ganhos econômicos. Permite ainda, segundo o executivo, obter significativa melhora no padrão de controle da lagarta-do-cartucho, tida como a mais complexa praga da cultura em virtude de dificuldades para manejo eficaz.

“Cartugen entrega eficácia comprovada no controle da lagarta-do-cartucho. Quando empregado em associação com inseticidas químicos, o biolagarticida funciona como ‘protetor’ e transfere uma relação custo-benefício mais favorável ao produtor, na comparação a outros tratamentos”, reforça Moreira.

Fonte: Spark Inteligência Estratégica

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