Agrotóxicos e Defensivos

Citricultura: Fungicida conquista adesão por controlar doenças relevantes

Multicultura, solução age sobre três patógenos de importância econômica dos pomares: podridão floral, pinta-preta e verrugose, informa fabricante


Publicado em: 27/03/2024 às 09:30hs

Citricultura: Fungicida conquista adesão por controlar doenças relevantes

Solução indicada ao manejo de doenças em mais de uma dezena de cultivos, o fungicida Vitene®, da Sipcam Nichino Brasil, tem ampliado a adesão por parte de produtores de citros. Conforme a companhia, três anos após chegar ao mercado, o fungicida demonstra eficácia no manejo de três doenças de importância econômica da cultura: podridão floral dos citros (Colletotrichum sp), pinta-preta (Phyllosticta citricarpa) e verrugose (Elsinoe australis).

De acordo com a companhia, isoladamente ou em conjunto, tais patógenos contam com potencial para reduzir em níveis significativos a produtividade e o valor comercial de frutos.

A Sipcam Nichino avalia que Vitene® cresce no manejo do produtor, sobretudo, pela ação preventiva que o caracteriza. Segundo a companhia, “trata-se de uma solução estratégica, com absorção e translocação rápidas em botões florais e frutos”. Para a empresa, esses atributos entregam diferenciais de controle, inclusive, nos períodos chuvosos.

Também conhecida por ‘estrelinha’, a podridão floral dos citros constitui a principal doença da fase de florescimento dos citros. Conforme a Sipcam Nichino, o patógeno atinge quase todas as variedades comerciais. Segundo acrescenta o fabricante, a frequência de chuvas e longos períodos de ‘molhamento’ na florada favorecem epidemias da ‘estrelinha’. “Esse fungo leva perdas da ordem de 85% aos pomares”, afirma a Sipcam Nichino.

Para a área técnica da companhia, outra doença, a pinta-preta, igualmente merece atenção. “Manchas necróticas nos frutos ocasionam depreciação da qualidade e a queda dos mesmos já perto da colheita”, explica a Sipcam Nichino. De acordo com a empresa, o controle dessa doença deve ser iniciado após se constatar pétalas de flores caídas, e se prolongar até o final do período chuvoso.

Por fim, entende a companhia, a verrugose dos citros também requer cuidados específicos. “Traz manchas corticosas nos frutos, com perdas em qualidade, além de propicia abrigo ao ácaro da leprose. Neste caso, a recomendação é aplicar Vitene® quando dois terços das pétalas estiverem ‘no chão’”, ressalta a Sipcam Nichino.

A companhia descreve Vitene® como um fungicida multicultura, sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois. A empresa destaca ainda o benefício da seletividade da solução, decorrente da formulação, que contém os ativos azoxistrobina e difenoconazol.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias