Adubos e Fertilizantes

Balanço de oferta e demanda global apertado reflete no Índice de Poder de Compra de Fertilizantes

O indicador divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes retrata o poder de compra do produtor em comparação aos preços das principais commodities agrícolas


Publicado em: 15/10/2021 às 11:40hs

Balanço de oferta e demanda global apertado reflete no Índice de Poder de Compra de Fertilizantes

Em setembro, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) ficou em 1,26, apresentando pequena alta em relação ao índice de 1,20 de agosto. O indicador divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes retrata o poder de compra do produtor em comparação aos preços das principais commodities agrícolas. 

O mercado de fertilizantes continua aquecido, mantendo um balanço de oferta e demanda global apertado para todas as linhas de produtos. O índice de setembro também reflete os recentes incrementos de custos de produção por questões macroeconômicas, como valor do gás natural e petróleo.

Durante o mês passado, os preços das commodities agrícolas se mantiveram estáveis, com pouca variação. A cultura do milho apresentou ligeira redução de preço, muito provavelmente em função da isenção de impostos para importação até 31 de dezembro – que tem por objetivo manter o equilíbrio na oferta deste produto no mercado doméstico, principalmente para ajudar nos custos de produção e abastecimento de proteína animal de aves e suínos.

Importante salientar que a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva, impulsionada pelos preços internacionais das commodities agrícolas e pela taxa de câmbio atual.

ÍNDICE DE FERTILIZANTES EM SETEMBRO

tab-mosaic-fertilizante-out-21

Observação: quanto menor o IPCF, maior é o poder de compra de fertilizantes

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

  • * A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA
  • **O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 
  • ***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).
  • ****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.
  • *****Dados referentes a Set/2021.

Mosaic Fertilizantes