Pragas e Doenças

FMC Experts Citros reforça importância do manejo do Psilídeo e da preocupação com o clima para safra 22/23

Evento, que reuniu produtores e especialistas em Ribeirão Preto, abordou também como será o mercado de citros nos próximos anos


Publicado em: 18/11/2021 às 07:40hs

FMC Experts Citros reforça importância do manejo do Psilídeo e da preocupação com o clima para safra 22/23

O Brasil é líder na produção e exportação de citros e se consolida como o maior exportador de suco de laranja do mundo. De acordo com dados do Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus, na safra 20/21 foram produzidas 268,63 milhões de caixas de laranjas, na área conhecida como cinturão da citricultura, que engloba municípios do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro (MG). Devido a importância do setor e a preocupação em trazer novas soluções e inovações para os produtores, a FMC – empresa de ciências para agricultura – realizou nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP), o Experts Citros, evento que reuniu produtores e profissionais da citricultura para troca de informações com especialistas.

O primeiro dia foi voltado para os produtores, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o momento atual da cultura, ao participarem da palestra com a Professora Doutora do Departamento de Economia da Esalq/USP, Margarete Boteon, que trouxe os avanços da cultura de citros e as perspectivas para a safra 22/23, apontando que os fatores climáticos serão essenciais para o desenvolvimento dos pomares nos próximos meses. O seguinte foi dedicado aos profissionais da indústria e consultores, que participaram de uma palestra com o Professor Doutor da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Fava Neves, sobre o momento atual da cultura no país, além das perspectivas do mercado para o futuro.

Entre os principais pontos expostos pelo setor foram:  a preocupação com a falta de contêineres, o preço dos insumos em relação ao dólar, o enfrentamento do Psilídeo, considerada a principal praga dos citros e as reavaliações do Limite Máximo de Resíduos (LMR), sendo este último tema, assunto que contou com a participação, por videoconferência direto dos Estados Unidos, da engenheira agrônoma e Estratégia Global de LMRs da FMC, Cláudia Nunes, que relatou o trabalho que a FMC vem realizando, juntos aos órgãos competentes na Europa, na defesa para manter as principais moléculas utilizadas em citros, que trazem sustentabilidade para a cadeia citrícola.

Para o gerente de culturas da FMC, Luis Grandeza, a ação reforça o quanto a FMC está ao lado do produtor e profissionais do setor ao apresentar inovações voltadas para a sustentabilidade em apoio ao incremento produtivo de citros. “A FMC é parceira do setor da citricultura, por isso contribuir promovendo troca de informação, contando com a participação de especialistas renomados no assunto, que apresentaram dados e informações relevantes para todo o setor, foi de grande importância para a FMC”, observa Luís Grandeza.

Participou também do Experts Citros o diretor comercial de Cana & Especialidades da FMC, Marco Faria. “Foi um privilégio participar dessa reunião de maneira presencial e compartilhar um conteúdo tão rico com a cadeia dos citros”, comentou Marco Faria.

No evento, a FMC se posicionou sobre o trabalho que vem sendo feito com Benevia®, que está em fase de registro e deverá integrar um conceito de manejo sustentável para o controle do Psilídeo e outras pragas dos citros e, também, destacou a qualidade de Talstar® frente aos genéricos, demonstrando toda a eficiência das soluções que a FMC TEM para os desafios do campo. Com um time robusto, a FMC tem uma linha completa e pronta para atender ao setor de citros com qualidade, rapidez e eficiência. No Experts Citros, a FMC mostrou o diferencial desse trabalho, com resultados consistentes e os benefícios dos produtos do portfólio.