Outros

Rússia entrega grãos da Ucrânia à Síria

A Ucrânia é o maior exportador de óleo de girassol e um dos maiores exportadores de milho e trigo do mundo


Publicado em: 22/06/2022 às 08:40hs

Rússia entrega grãos da Ucrânia à Síria

A empresa de imagens de satélite Maxar, com sede nos EUA, disse em 16 de junho que tem imagens mostrando navios de bandeira russa transportando grãos produzidos na Ucrânia para a Síria, um dos aliados mais firmes da Rússia, informou a Reuters.

De acordo com a Reuters, as imagens mostram navios graneleiros russos atracados no porto da Crimeia de Sebastopol, controlado pela Rússia, em maio e sendo carregados com grãos, disse a empresa. Dias depois, os satélites Maxar coletaram imagens dos mesmos navios ancorados na Síria, com suas escotilhas abertas e semi-caminhões alinhados prontos para transportar os grãos, disse Maxar.

A Ucrânia acusou a Rússia de roubar seus grãos desde que invadiu a Ucrânia no final de fevereiro. O conflito interrompeu as exportações de grãos ucranianos de seus portos do Mar Negro e também prejudicou o plantio da safra deste ano.

A Ucrânia é o maior exportador de óleo de girassol e um dos maiores exportadores de milho e trigo do mundo. A diminuição da oferta desses e de outros produtos agrícolas fez com que os preços dos alimentos aumentassem em todo o mundo, criando o risco de fome global. Nas últimas semanas, o governo da Ucrânia acusou a Rússia de roubar várias centenas de milhares de toneladas de grãos produzidos na Ucrânia nas áreas do país que agora ocupa.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) está firmando um acordo com o Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia para melhorar a coordenação entre os setores agrícola e alimentar do país e construir uma parceria para abordar a segurança alimentar.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias