Publicado em: 22/01/2024 às 11:40hs
As exportações brasileiras de milho alcançaram a marca de 55,86 milhões de toneladas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior, representando um aumento notável de 29,42% em comparação com o ano anterior. Mato Grosso, principal estado produtor do país, desempenhou papel significativo ao contribuir com 52,15% do volume total negociado internacionalmente.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, Mato Grosso registrou o escoamento de 29,13 milhões de toneladas de milho, refletindo um crescimento expressivo de 18,60% em relação ao ano anterior. Esse incremento nas exportações foi impulsionado pela abertura de novos mercados, com destaque para a China, além da entrada da maior produção da safra 2022/23 no segundo semestre do ano.
Entre os países importadores, a China liderou a demanda pelo cereal mato-grossense, adquirindo 8,02 milhões de toneladas, seguida pelo Vietnã, com 2,21 milhões de toneladas, e pelo Japão, com 2,07 milhões de toneladas. Os relatórios semanais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que as exportações devem manter um ritmo aquecido ao longo deste mês.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias