Fruticultura e Horticultura

Crescente demanda internacional incentiva o uso de tecnologia no cultivo da manga

Soluções Ubyfol apoiam o produtor para que ele alcance melhor produtividade, com frutos mais uniformes, robustos e sadios


Publicado em: 17/09/2021 às 14:20hs

Crescente demanda internacional incentiva o uso de tecnologia no cultivo da manga

A produção de frutas no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque no agronegócio, sendo que a região do Vale do São Francisco é uma das principais produtoras de frutas, dispondo atualmente de uma área de 100 mil hectares destinada ao plantio de hortifrutis. 

Segundo a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), a manga, entre outras frutas produzidas no Vale do São Francisco, esteve entre as principais frutas exportadas no ano passado, e o ritmo de exportação deverá ser mantido este ano. Pernambuco e Bahia se destacam no cultivo voltado para o mercado externo e, juntos, esses estados reúnem mais de 35 mil hectares de produção destinada, principalmente, a países da Europa e aos Estados Unidos. 

De acordo com informações do HortiFruti Brasil, equipe de pesquisadores e analistas vinculada ao Cepea, as exportações brasileiras de manga iniciaram 2021 com bom desempenho. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou, no primeiro bimestre, 15,3 mil toneladas da fruta, o que representa aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2020 e uma arrecadação de US$ 15,2 milhões. 

A mangueira leva, em média, três anos para produzir a primeira safra. A partir daí, tem produção o ano todo e sua produtividade está associada, principalmente, à irrigação correta e ao clima mais seco, favorável a esse plantio. A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, oferece soluções que apoiam o produtor de manga durante todo o ciclo do cultivo. 

A linha completa de produtos contempla, por exemplo, o K50, que contribui diretamente para o aumento de carboidrato de reserva (amido) e apoia todo o processo de maturação dos frutos, permitindo um pegamento mais uniforme e maior produção, gerando maior quantidade de mangas por panícula. O Peso + garante melhor terminação do fruto e maior teor de sólidos solúveis, além de auxiliar o enchimento e a coloração da fruta. 

"Ao mesmo tempo que as expectativas para a safra deste ano são otimistas, com a crescente demanda internacional, o produtor também enfrentará desafios gerados pela previsão de períodos mais chuvosos na região semiárida. Dessa maneira, os investimentos realizados pelos produtores serão ainda mais necessários para garantir maior produtividade e aproveitar a receptividade da manga brasileira no mercado internacional", avalia Danilo Ferreira, gerente regional da Ubyfol. 

Completam o rol de soluções oferecidos ao produtor o MS Florada, tecnologia exclusiva, com uma alta concentração de boro equilibrado e uma elevada quantidade de cálcio, que proporciona um balanço nutricional perfeito para as demandas fisiológicas da cultura - por atuar diretamente na formação do tubo polínico, o manejo correto do produto induz a maior floração e melhor pegamento de frutos - e o Kymon Plus destaca-se pelas ações estimulante, nutricional e antiestressante, o que contribui diretamente para o desenvolvimento do ramo, para o alongamento da panícula e para a retenção de frutos. A Ubyfol possui também complexos nutricionais, altamente concentrados, com elementos responsáveis pela atividade fisiológica da planta durante todo o ciclo. 

 

Fonte: Ketchum

◄ Leia outras notícias