Publicado em: 08/03/2022 às 19:20hs
A produção de café no Paraná deve ter quebra de 40% em relação à previsão para 2022, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).
A expectativa era que o estado produzisse 1 milhão de sacas do produto neste ano. Porém, com a geada no inverno de 2021, houve uma redução da área em condições de produzir o grão.
A cafeicultura tem um ciclo bienal, portanto alterna um ano de boa florada com outro de florada menos intensa.
Para Roberval, 2022 seria um ano com boa florada, mas as perdas em sua propriedade são ainda maiores que a média prevista para o estado.
Apesar das condições desfavoráveis no Paraná, a expectativa é que o Brasil produza 55,7 milhões de sacas de café em 2022. Esse valor é maior do que as 47,7 milhões de sacas produzidas no ano passado.
No entanto, a produção deste ano não deve superar a de 2020, último ano com safra cheia.
Fonte: g1 PR
◄ Leia outras notícias