Publicado em: 18/01/2024 às 13:10hs
A semana encerrou com desvalorização nos preços do café arábica no mercado futuro da Bolsa de Nova York (ICE Future US), e, segundo Fernando Maximiliano, analista da StoneX Brasil, a instabilidade deve persistir, ao menos, até o início da nova safra brasileira. Março/24 apresentou uma queda de 405 pontos, negociado a 180 cents/lbp, enquanto maio/24, julho/24 e setembro/24 também registraram baixas significativas.
A permanência da volatilidade no médio prazo é prevista por Maximiliano, que destaca fatores como problemas logísticos, níveis baixos de estoques, questões na Ásia e condições climáticas como influências contínuas nos preços. A análise do Barchart aponta que as previsões de chuva no Brasil diminuíram as preocupações com a seca, resultando em uma pressão de liquidação nos futuros do café arábica.
No mercado físico brasileiro, as principais praças de comercialização acompanharam o cenário e fecharam com desvalorização. O tipo 6 bebida dura bica corrida, em diversas localidades, registrou quedas, como em Guaxupé/MG, Araguari/MG, Machado/MG, Varginha/MG e Campos Gerais/MG. Da mesma forma, o tipo cereja descascado também apresentou reduções nos valores, evidenciando um panorama desafiador para os produtores.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias