Publicado em: 16/12/2024 às 10:00hs
Uma delegação de empresários brasileiros do setor de cafés especiais participou da Café Show Seoul 2024, principal evento do segmento na Coreia do Sul, realizado de 6 a 9 de novembro em Seul. A iniciativa, parte do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou US$ 6,126 milhões em negócios diretos na feira e tem potencial para resultar em mais US$ 22,35 milhões nos próximos 12 meses, totalizando US$ 28,5 milhões em vendas.
O Brasil marcou presença na feira com um estande equipado com bancadas de participantes do projeto, espaço para reuniões de negócios e um brew bar, onde foram apresentados cafés finalistas do Cup of Excellence 2024. Além disso, foram realizadas quatro sessões de cupping, incluindo uma dedicada à promoção dos três melhores cafés nas categorias Via Seca, Via Úmida e Experimental, do mais prestigiado concurso de qualidade para cafés especiais do mundo. O espaço facilitou 71 contatos comerciais, sendo 34 novos, que impulsionaram os negócios no evento e devem gerar frutos nos próximos meses.
Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, ressaltou a importância do mercado sul-coreano para os cafés especiais brasileiros. "A Coreia do Sul é um mercado maduro e estratégico, e nossa presença reforça a imagem do Brasil como líder global na produção de cafés especiais, além de fortalecer as conexões com os agentes locais. Este ano, nosso desempenho superou os US$ 22,4 milhões alcançados em 2023", destacou.
Em 2023, a Coreia do Sul importou 964.302 sacas de 60 kg de cafés do Brasil, tornando-se o 12º maior destino das exportações brasileiras, conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Entre janeiro e outubro de 2024, o país manteve essa posição, com a importação de 888.982 sacas.
Além da Coreia do Sul, o roteiro da delegação brasileira incluiu a participação na Taiwan International Coffee Show 2024, realizada de 15 a 18 de novembro, em Taipé. Semelhante à participação na Coreia, os empresários brasileiros realizaram 30 contatos comerciais, sendo 10 novos, com potencial para gerar US$ 6 milhões em negócios até dezembro de 2025.
O projeto "Brazil. The Coffee Nation" tem como objetivo promover o café especial brasileiro no mercado internacional, destacando seus pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa busca posicionar o Brasil como o maior produtor de cafés de excelência, com práticas sustentáveis e compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, o projeto prioriza ações de qualificação e diversificação, apoiando a produção de cafés canéfora (robusta e conilon), certificações de qualidade e sustentabilidade, além de incentivar a participação das mulheres na cafeicultura brasileira, promovendo a equidade de gênero e a capacitação de provadoras profissionais de café.
Os principais mercados-alvo do projeto incluem: África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para cafés crus especiais, e Canadá, Chile, China e Estados Unidos para produtos da indústria de torrefação e moagem.
Empresas interessadas em participar do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA através dos números de telefone (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou pelo e-mail info@bsca.com.br.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias