Publicado em: 26/10/2023 às 07:30hs
Isso por conta das condições climáticas – geada em 2021, seca em 2022 –, que afetaram diretamente a cultura. Faria explica ainda que o baixo volume de chuvas e altas temperaturas que aconteceram em setembro de 2023 podem dificultar o pegamento da florada e o produtor deverá estar mais atento ao manejo, fazendo aplicações estratégicas e assertivas.
“o momento da florada do cafeeiro é onde a planta define seu potencial produtivo e nessa fase ocorrem alguns fungos e bactérias – phoma, cercospora e pseudomonas – quem compõem o chamado complexo de doenças de florada e, por isso, a importância de o controle ser feito agora. As áreas que possuem pressão do bicho-mineiro, principal praga do café, como o Cerrado Mineiro, tem janela importante para controle de outubro a novembro para aplicação, e o ideal é fazer essa aplicação ao primeiro sinal da praga”, explica Faria. “Já no Sul de Minas, devemos ter atenção à ferrugem, que foi muito severa na última safra e pode diminuir em 50% o potencial da safra seguinte. A aplicação deve começar em fim de novembro”, alerta.
O monitoramento de perto e atento é fundamental na cultura do café, principalmente nesta época. “Esse acompanhamento frequente ajuda na identificação imediata de problemas, levando a um plano de aplicação consciente, ou seja, mais sustentável, tanto economicamente quanto ambiental”, reforça Faria. Uma das soluções da ADAMA, Plethora®, por exemplo, tem baixo impacto sobre os insetos não-alvo. Com exclusiva combinação de moléculas, tem rápido efeito de choque, com residual prolongado e efetivo controle de um amplo espectro de pragas, como a broca e o bicho-mineiro. Seus diferenciais técnicos conferem ao produtor maior produtividade e ganhos em sua lavoura.
Com o objetivo de reunir equipes de técnicos ligadas à pesquisa e à difusão de tecnologias para discutir e divulgar as inovações obtidas, nos últimos anos, visando melhorias para o setor cafeeiro, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras está em sua 47ª edição e contará com trabalhos de pesquisa com as soluções mais inovadoras do mercado.
Na programação do congresso, organizado pela Fundação Procafé, está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa, a serem recebidos dos técnicos, das diversas Instituições e de diferentes regiões do País, e soluções da ADAMA estão entre os objetos de estudo. De acordo com os pesquisadores Santinato, Sandy e outros, as soluções Plethora® e Convicto® apresentaram ótimos resultados no manejo de bicho-mineiro e de broca-do-café na região do Planalto da Conquista (BA), e no controle de ferrugem e cercóspora, respectivamente, além de impactar positivamente na produtividade dos cafezais.
A ADAMA também contará com estande, no qual apresentará, além de Plethora®, Nimitz® – nematicida inovador, com menor toxicidade, maior rentabilidade, ação eficaz, que traz mais produtividade – e Convicto®, fungicida com modo de ação sistêmico recomendado para o controle de doenças do café, como a ferrugem e a cercosporiose.
Fonte: ADAMA
◄ Leia outras notícias