Café

Café: Safras estima colheita 2022/23 no Brasil em 75% até 26/julho

A colheita de café da safra brasileira 2022/23 está em 75% até o dia 26 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 66%.


Publicado em: 29/07/2022 às 11:10hs

Café: Safras estima colheita 2022/23 no Brasil em 75% até 26/julho

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 45,93 milhões de sacas até o dia 26 de julho.

A colheita está atrasada em relação ao ano passado, quando 77% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 80%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil voltou a andar bem ao longo da última semana, aproveitando o clima mais seco sobre as regiões cafeeiras do país. Mas a chuva deve voltar, fraca e isolada e seguida por queda na temperatura, em áreas de café do Paraná, São Paulo e Sul de Minas.

E isso pode atrapalhar um pouco o andamento dos trabalhos de colheita ao longo dos próximos dias. Em linhas gerais, o clima tem favorecido os trabalhos tanto de colheita como de secagem do café. Mesmo assim, os trabalhos seguem atrasados, especialmente em comparação a média dos últimos 5 anos, comenta.

A colheita de arábica alcança 66% da produção, em linha com igual período ano passado, mas ainda abaixo dos 73% de média dos últimos 5 anos para o período. Já os trabalhos com conilon chegam a 90% do potencial da safra. Ainda abaixo dos 94% em igual época do ano passado e aquém dos 96% de média dos últimos 5 anos para período.

No Espírito Santo, principal estado produtor deste café, os pequenos, em sua grande maioria, já terminaram a colheita, restando apenas os grandes produtores, avalia Barabach. A previsão é que os trabalhos se encerrem em mais 10 a 15 dias. Em Rondônia, a colheita está terminando, restando praticamente os repasses finais nas lavouras, aborda.

Fonte: Safras & Mercado

◄ Leia outras notícias