Café

34ª Edição do Prêmio Ernesto Illy Recebe 622 Inscrições

A competição, que premia a qualidade sustentável do café para espresso, revela a crescente excelência dos produtores brasileiros


Publicado em: 09/10/2024 às 10:00hs

34ª Edição do Prêmio Ernesto Illy Recebe 622 Inscrições

Foi concluído o período de inscrições para o 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, organizado pela Experimental Agrícola do Brasil em parceria com a illycaffè. Este ano, foram recebidas um total de 622 amostras de café.

“A quantidade de amostras é expressiva. Neste ano, as peneiras estavam menores, com grãos miúdos, mas com qualidade elevada. Também selecionamos cafés naturais de excelente qualidade”, destaca Dr. Aldir Teixeira, CEO da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a sua primeira edição, em 1991.

Dr. Aldir ressalta que, a cada edição, a missão e a responsabilidade da comissão aumentam, dado que suas escolhas podem contribuir para a seleção do que pode se tornar o melhor café do mundo. Em 2023, por exemplo, a Fazenda São Mateus Agropecuária conquistou o 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, competindo com renomados produtores da Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Com o aumento da concorrência, a seleção dos 40 finalistas se torna cada vez mais desafiadora. “Os cafeicultores estão se aprimorando continuamente na produção de cafés de alta qualidade, adotando práticas agrícolas sustentáveis e de agricultura regenerativa”, explica.

O tradicional prêmio categoriza os melhores grãos em duas divisões: Nacional e Regional. Na Categoria Nacional, 40 produtores serão selecionados como finalistas. Dentre eles, os três primeiros receberão uma viagem ao exterior para participar do 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que ocorrerá em 2025, além de prêmios em dinheiro e diplomas.

As 622 amostras foram analisadas e classificadas de acordo com critérios como cor, aspecto, secagem, tipo, peneiras, teor de umidade, torrefação e qualidade da bebida, incluindo degustação para espresso. Todas as amostras passaram por análise química, e os resultados mostraram que se mantiveram dentro dos limites globais de resíduos para agroquímicos, conforme aceitação da illycaffè.

A divulgação dos 40 finalistas está programada para novembro de 2024, e a cerimônia de premiação será realizada em maio de 2025, em datas a serem definidas pela illycaffè.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias