Publicado em: 23/03/2026 às 13:00hs
A Embrapa lança nesta terça-feira (24) a plataforma digital “Trigo no Brasil”, uma ferramenta que apresenta um panorama completo da cadeia produtiva do cereal no país.
A solução reúne dados e mapas que abrangem desde a produção no campo e a importação até o processamento industrial e a exportação, oferecendo uma visão integrada e estratégica do setor.
O desenvolvimento da plataforma atende a uma demanda do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o objetivo de integrar informações provenientes de bases públicas e privadas.
A ferramenta foi criada para apoiar a formulação de políticas públicas e orientar investimentos voltados ao crescimento da triticultura brasileira, ampliando a eficiência na tomada de decisões.
Entre os diferenciais da plataforma está a apresentação de uma estimativa inédita sobre a predominância dos sistemas de produção irrigados e de sequeiro no Brasil Central.
A região tem se destacado como nova fronteira de expansão do cultivo de trigo nos últimos anos, reforçando o potencial de crescimento da produção nacional.
Além disso, a ferramenta disponibiliza cenários prospectivos para o aumento da produção de trigo no país, contribuindo para o planejamento estratégico do setor.
A apresentação oficial da plataforma será realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária, durante o Fórum do Trigo Tropical.
O evento acontece no período da manhã, com início às 9h, e a demonstração da nova ferramenta está prevista para as 10h, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor produtivo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias