Publicado em: 15/01/2024 às 18:00hs
O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta uma safra atual de arroz com perspectivas otimistas, abrangendo uma área de cultivo robusta de 902.425 hectares. Os dados, revelados no Informativo Conjuntural da Emater/RS, apontam uma estimativa de produtividade sólida, atingindo 8.359 kg/ha. Com o período de semeadura oficialmente encerrado, 95% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto 5% encontram-se na fase de florescimento.
As lavouras semeadas entre outubro e novembro, beneficiadas por dias ensolarados e temperaturas ideais, estão sendo irrigadas regularmente, apresentando um excelente aspecto visual. A abundância de água facilita os trabalhos de irrigação, contribuindo para um manejo eficaz de plantas daninhas e proporcionando vantagens ao solo saturado.
Quanto aos tratos culturais, os trabalhos incluem o controle de plantas invasoras em pós-emergência, a aplicação de adubos nitrogenados em cobertura nas áreas iniciais e o monitoramento contínuo de pragas e doenças.
Em diferentes regiões, como Bagé na Campanha, a semeadura está praticamente concluída, enquanto algumas áreas na Fronteira Oeste ainda estão pendentes. Em Pelotas, as lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, recebendo irrigação e adubação de cobertura com nitrogênio, embora alguns produtores expressem preocupação com a baixa luminosidade.
Na região de Soledade, a semeadura foi concluída, as lavouras exibem excelente padrão de estabelecimento e bom desenvolvimento vegetativo inicial, com quase todas as lavouras em desenvolvimento vegetativo e 6% em fase de florescimento.
No que diz respeito à comercialização, o produto apresentou um aumento de 0,38%, atingindo R$ 123,97 por saca de 50 quilos, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar. As perspectivas para o setor do arroz no Rio Grande do Sul continuam positivas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias